(Foto: Divulgação/Infraero)

O Aeroporto de Goiânia foi classificado como o 4º melhor aeroporto do Brasil na categoria até cinco milhões de passageiros por ano na pesquisa de satisfação do passageiro e desempenho aeroportuário do primeiro trimestre deste ano. No levantamento, realizado pela Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, o Santa Genoveva alcançou 4,50 pontos e empatou com os aeroportos internacionais de Manaus e Maceió. Vitória teve o aeroporto mais bem avaliado na categoria. A nota ainda é superior à média dos 20 aeroportos avaliados na pesquisa, que foi de 4,39 pontos. Clique aqui para acessar a pesquisa completa. 

Saiba +: Em visita ao Daia, Caiado defende que aeroporto de cargas seja leiloado

O terminal da capital goiana foi avaliado em 32 indicadores e 26 deles (81,25%) ficaram acima da meta de quatro pontos do Governo Federal. Entre os principais destaques do Aeroporto de Goiânia estão a limpeza geral do aeroporto, sensação de segurança, velocidade da restituição e integridade da bagagem e tempos de fila para check-in e inspeção de embarque, além de facilidade para embarque e desembarque no meio-fio, sinalização do aeroporto e disponibilidade de sanitários.

Leia Mais: Edital para nova concessão de aeroportos será apresentado na 2ª feira

No quarto trimestre de 2019, a coleta de dados foi distribuída ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março, totalizando 19.820 entrevistas. Desse total, foram realizadas 14.216 entrevistas com passageiros de voos domésticos e 5.604 entrevistas com passageiros de voos internacionais, obtendo-se a representatividade da população prevista estatisticamente. 

Leilões de concessão de aeroportos renderão R$ 3,5 bi, diz Bolsonaro

Para a presidente da Infraero, Martha Seillier, a pesquisa, além de ajudar a conhecer melhor a percepção do passageiro, estimulou uma competição saudável entre os aeroportos na busca por melhores resultados. “Ela tem fomentado uma concorrência por melhores resultados, o que é muito bom para todos, para a Rede Infraero e para os nossos usuários. A gente brinca que é o Oscar da aviação civil e todo mundo quer ganhar esse prêmio”, disse. 

Em Goiânia, o movimento de passageiros subiu na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e do ano passado. Foram 28,4 mil embarques e desembarques a mais, o que sinaliza uma trajetória de crescimento do transporte aéreo. “A Infraero manteve seu compromisso com o aprimoramento dos serviços, tanto que o passageiro manteve a nota de Goiânia a caminho do muito bom. Isso sinaliza que o compromisso da Infraero com um serviço de qualidade está sendo reconhecido, além de reforçar nosso papel em buscar a melhoria constante em todos os segmentos”, afirma o superintendente do Aeroporto de Goiânia, Antônio Erivaldo Sales. 

Com toda essa estrutura, o Aeroporto de Goiânia pode receber até 6,1 milhões de passageiros por ano e em 2018 registrou 3,21 milhões de viajantes. Com esse desempenho, a capital goiana tem o 6º aeroporto da Rede Infraero em movimento de passageiros, à frente de capitais como Manaus (AM), Maceió (AL), São Luís (MA) e Vitória (ES).

Satisfação geral do passageiro – Categoria até 5 milhões de passageiros/ano

1) Vitória-ES

2) Maceió-AL

3) Manaus-AM

4) Goiânia-GO

5) Cuiabá-MT

6) Natal-RN

7) Belém-PA

8) Florianópolis-SC

Satisfação geral do passageiro – Categoria até 5 a 15 milhões de passageiros/ano

1) Campinas-SP

2) Curitiba-PR

3) Confins-MG

4) Santos-SP

5) Recife-PE

6) Porto Alegre-RS

7) Salvador-BA

8) Fortaleza-CE

Satisfação geral do passageiro – Categoria mais de 15 milhões de passageiros/ano

1) Brasilia-DF

2) Galeão-RJ

3) Congonhas-SP

4) Guarulho-SP