Foto: Divulgação/UFG

A Universidade Federal de Goiás (UFG) informou que não sofreu nenhum corte de verbas por parte do Ministério da Educação (MEC). A informação foi confirmada na tarde desta terça-feira (30) pela secretaria de Comunicação da instituição à reportagem do Sagres On.

No entanto, segundo outra secretaria, a de Educação Superior do MEC, todas as instituições de ensino federais deverão sofrer corte de 30% nos recursos direcionados pela Pasta. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (30), após reações ao bloqueio feito nas verbas das Universidades de Brasília (UnB), Federal Fluminense (UFF) e Federal da Bahia (UFBA), unidades que foram palco de manifestações públicas recentemente.

A informação foi confirmada pelo secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, em entrevista concedida hoje (30) à Globo. Segundo ele, será realizado um bloqueio preventivo dos recursos somente sobre o segundo semestre.

Ainda de acordo com o secretário, o governo estuda parâmetros para que algumas instituições de ensino tenham cortes reduzidos ao longo do ano. Barbosa afirmou que os bloqueios serão definidos conforme o “desempenho acadêmico” de cada unidade e “seu impacto no mercado de trabalho”.

Leia mais

Seguidor do “filósofo” Olavo de Carvalho, Bolsonaro decide extinguir investimentos em filosofia e sociologia