Para dar moral de vez, nada melhor que uma vitória em cima do até então terceiro colocado no Brasileirão. Melhor ainda se golear. E foi com um triunfo em cima do Botafogo, por 4 a 1 no Serra Dourada, que o Goiás deu sequência à recuperação na competição.
O time goiano abriu 2 a 0 logo no primeiro tempo, com Wellington Monteiro e Rafael Moura. Antes do intervalo o Botafogo diminuiu com Loco Abreu, mas a reação carioca parou por aí. Na segunda etapa, Rafael Moura, de pênalti, ampliou a vantagem e Bernardo liquidou a fatura.
Com o resultado, o Goiás subiu para a 19ª posição do campeonato, com 20 pontos, deixando o Grêmio Prudente, que ainda joga com o Flamengo, na lanterna. O Botafogo agora é o quarto colocado, com 37 pontos.
Na próxima rodada o time esmeraldino enfrenta o Ceará, no domingo (19), às 18h30, no Castelão, em Fortaleza. O Botafogo pega o Cruzeiro no sábado (18), às 18h30, no Engenhão.
Esmeraldino abre dois
O Goiás foi quem tomou a iniciativa na partida. Nos primeiros dez minutos, a equipe goiana mantinha maior posse de bola, e a trabalhava no meio-campo tentando buscar os espaços para entrar na defesa alvinegra. O Botafogo também tentava, mas se via preso na marcação esmeraldina. As bolas aéreas para o grandalhão Loco Abreu no campo de ataque eram a principal arma do time carioca.
Se tocando a bola estava difícil, o jeito era aproveitar as bolas paradas ou arriscar em chutes de longa distância. E foi assim que o Goiás conseguiu abrir o placar aos 14 minutos. Após um bate rebate na área botafoguense, a bola sobrou para Wellington Monteiro que, da entrada da área, chutou para o gol. A bola ainda desviou em Fahel antes de balançar as redes do goleiro Jefferson. Após o tento, a equipe goiana se retraiu no seu campo de defesa, e o Botafogo era quem atacava mais. Aos 29 minutos, Loco Abreu pegou a bola na entrada da área alviverde e chutou rasteiro, mas a bola saiu à direita da trave de Harlei. Após o lance, o Goiás mudou um pouco a postura e voltou a trabalhar a pelota no campo ofensivo. E assim conseguiu chegar ao segundo gol no jogo, e novamente Wellington Monteiro participou do lance.
O volante veio carregando a bola na intermediária esquerda de ataque do Goiás e chutou de longe. A bola explodiu na trave direita da meta botafoguense e, na sobra, Rafael Moura apenas empurrou para as redes. A desvantagem no placar não desanimou o Botafogo, que aumentou ainda mais o volume de jogo no campo de ataque, e o Goiás recuou mais uma vez. Aos 42 minutos, na jogada insistentemente trabalhada pelo glorioso, o gol do Botafogo saiu. Loco Abreu recebeu cruzamento da esquerda e desviou para o gol, diminuindo o placar.
Goiás consolida vitória
Logo no primeiro minuto da segunda etapa, o Goiás assustou o goleiro Jefferson com uma cobrança de falta de Bernardo. Mas o foi o Botafogo foi quem começou melhor a etapa derradeira, pressionando o time esmeraldino, que ficou encolhido esperando os contra-ataques. E foi em um deles que o Goiás quase ampliou a vantagem, com Wendel Santos, que puxou o contra-golpe e chutou no ângulo direito de Jefferson, que fez grande defesa. O time da estrela solitária respondeu com outra cabeçada de Loco Abreu, após cruzamento de Maicossuel aos 17 minutos, que Harlei defendeu. O goleiro esmeraldino ainda salvaria o Goiás cinco minutos mais tarde, após uma bomba de Alessandro da intermediária. O Botafogo seguia mais próximo do segundo gol, do que o Goiás de ampliar a vantagem, mas aos 34 minutos Rafael Moura foi derrubado na área, e o árbitro da partida marcou o pênalti. O próprio atacante foi para a cobrança e fez o gol que deu mais tranqüilidade aos esmeraldinos.
O jogo seguia para terminar com o placar de 3 a 1, mas no último lance da partida Bernardo apareceu para contribuir com o triunfo esmeraldino. Após um contra-ataque puxado por Rafael Moura, Douglas apareceu e trabalhou a bola com Felipe, que chutou forte e Jefferson defendeu. A bola ainda tocou no travessão e sobrou para Bernardo apenas desviar para o gol, fechando o placar.
FICHA TÉCNICA – GOIÁS 4 x 1 BOTAFOGO
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia-GO
Data: 15/9/2010
Horário: 19h30
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Assistentes: Carlos Berkenbrock-SC e Pedro Jorge Santos de Araujo-AL
GOIÁS
Harlei; Valmir Lucas, Rafael Toloi e Marcão (Rithely); Wendel Santos, Amaral (Carlos Alberto), Wellington Monteiro, Bernardo e Júnior (Douglas); Rafael Moura e Felipe
Técnico: Jorginho
BOTAFOGO
Jefferson; Fábio Ferreira, Leandro Guerreiro e Antônio Carlos; Alessandro, Fahel (Túlio Souza), Maicosuel, Edno, Renato Cajá; Caio (Lúcio Flávio), Loco Abreu
Técnico: Joel Santana
Gols: Wellington Monteiro 14′ 1ºT, Rafael Moura 31′ 1ºT e 35′ 2ºT, Bernardo 46′ 2ºT / Loco Abreu 42′ 1ºT
Cartões amarelos: Júnior (Goiás) / Fahel (Botafogo)
Público: 12480 pagantes
Renda: R$ 161.797,50