Vila Nova e Botafogo-SP têm poucos confrontos na história. De acordo com o site futeboldegoyaz.com.br, são apenas seis jogos, com vantagem para o time colorado: 4 a 2. Neste sábado (18), as 19 horas com cobertura da Sagres 730, mais um capítulo na história deste retrospecto. 

A primeira vez que se enfrentaram foi em 1967, no torneio Baltazar de Castro, em Goiânia. No estádio Olímpico, vitória do Botafogo por 1 a 0. A outra vitória botafoguense foi em 1998, pelo Brasileiro Série B, 2 a 0 no estádio Santa Cruz. No mesmo ano, o Vila venceu por 3 a 1 no Serra dourada, com dois gols de Tim e um de Anderson Barbosa.

A última, das quatro vitórias do Tigrão sobre o Botafogo aconteceu no dia 14 de setembro de 2002. Leandro Matera e Guim marcaram nos 2 a 0 no Serra Dourada. Porém foi em 1996, o ano dos triunfos mais marcantes do Tigrão sobre a Pantera, justamente quando conquistou o Brasileiro Série C de forma invicta.

Vila Nova – Campeão em 1996

Roni, Sabino e cia

Na Série C de 1996, o Vila Nova contava com a dupla Sabino e Roni. Naquele time treinado por Roberval Davino, ainda jogavam Tim e Júlio César “Imperador”. Nos dois jogos finais contra o Botafogo, duas vitórias, com gols de Sabino em Goiânia e Ribeirão Preto.

O primeiro jogo da final da Série C de 1996 foi no Serra Dourada, no dia 30 de novembro de 1996. Vitória colorada por 2 a 1. O zagueiro Ryuler e o meia Sabino marcaram para o Vila, enquanto Gustavo descontou para o Botafogo.

Já a finalíssima aconteceu em Ribeirão Preto, no dia 8 de dezembro. No estádio Palma Travassos, com mais um show de Sabino, o tigrão venceu por 1 a 0 e conquistou o título com a seguinte escalação: Humberto; Moisés, Ryuler, Wladimir e Luciano Mineiro; Mona, Tim, Sabino e Gilberto; Whélliton e Roni.

Neste sábado, às 19:00, em Ribeirão Preto, Botafogo e Vila Nova se encontram pela 4ª rodada da Série B. O time paulista venceu os três jogos que fez, enquanto o Tigrão empatou dois e perdeu um. O meia Alan Mineiro, do Vila Nova, não joga já que foi expulso no último jogo contra a Ponte Preta.