(Foto: Reprodução/SagresTV)

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Pelo menos 12 motociclistas já se acidentaram na Avenida Benedito Silvestre de Toledo, no Jardim Riviera, em Aparecida de Goiânia. O motivo das quedas foi a instalação de tachões na ciclovia. Na tarde desta segunda-feira (8), um motociclista morreu em um acidente no local. Em entrevista à Sagres 730 nesta terça-feira (9), o engenheiro de trânsito e professor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Marcos Rothen, analisou a instalação das tartarugas e a abertura de ciclovias em Aparecida de Goiânia.

Segundo o engenheiro os tachões são “extremamente” perigosos e esse tipo de ciclovia não é adequado para uma avenida de grande movimento, como é a Avenida Benedito Silvestre de Toledo, no Jardim Riviera. Para ele, a prefeitura tem que tomar providência o mais rápido possível.

“Quando se tem uma avenida daquele estilo [como a Avenida Benedito Silvestre de Toledo], com motoristas e o fluxo como tem aqui, aquele tipo de ciclovia é muito perigoso”, avaliou. “Tinha que ampliar o canteiro central e fazer a ciclovia nele, além disto, sinalização para diminuir a velocidade dos carros”.

Para Marcos Rothen, a prefeitura foi “irresponsável” na instalação dos tachões. “É uma situação complicada, não pode sair fazendo uma ciclovia, é tão perigoso que o próprio ciclista tem medo de usar”, ressaltou. “A prefeitura tem que ter o bom senso, ver que está dando problema e corrigir. Estamos lidando com vidas, é importante que a prefeitura reveja e refaça o projeto”, completou.

Em nota, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Infraestrutura, informou o local onde aconteceu o acidente “é bem sinalizado com pintura adequada na pista na cor vermelha, placas de trânsito e os tachões reflexivos, que servem como segregadores, informando que aquele espaço é destinado apenas para ciclistas, garantindo assim a segurança dos mesmos”. 

A nota diz ainda que “a empresa que atua na implantação das ciclofaixas e ciclovias realizou estudos técnicos antes de sua execução conforme a Legislação de Trânsito”, e que a prefeitura “lamenta a fatalidade e se solidariza com a família da vítima”. 

Leia a nota na íntegra

“A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Infraestrutura informa que a implantação de 17 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas faz parte do projeto de Mobilidade Urbana. A extensão da ciclovia que começa na Avenida Independência, na região Central, segue pela  Avenida Benedito Silvestre de Toledo no Independência  Mansões onde ocorreu o acidente e vai até o setor Garavelo, teve início em março deste ano. 

O local, segundo a secretaria é bem sinalizado, com pintura adequada na pista na cor vermelha, placas de trânsito e os tachões reflexivos, que servem como segregadores, informando que aquele espaço é destinado apenas para ciclistas, garantindo assim a segurança dos mesmos. A secretaria explica que a empresa que atua na implantação das ciclofaixas e ciclovias realizou estudos técnicos antes de sua execução conforme a Legislação de Trânsito.  

A Secretaria de Infraestrutura ressalta também que o projeto, que vem sendo executado há 4 meses, faz parte das intervenções estruturantes de Mobilidade que propõe maior acessibilidade com divisão de espaços para ciclistas e veículos maiores, e isso deve ser observado pela população, resultando em mudanças de hábitos, responsabilidade no trânsito e maior consciência de todos que utilizam as vias da cidade.

Ressalta ainda que o Código Brasileiro de Trânsito proíbe a invasão da ciclovia por carros e motos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em ciclofaixa ou ciclovia é uma infração de natureza gravíssima com fator multiplicativo 3, somando sete pontos na carteira, além de multa. A Prefeitura lamenta a fatalidade e se solidariza com a família da vítima”.

Atualizada às 12:15