Foto: Reprodução/Internet

O departamento de marketing do Goiás lançou, no domingo (21), em suas redes sociais uma prévia do novo uniforme. O novo manto, como tem sido chamado nas redes, ficou em segundo plano diante da estratégia adotada que causou polêmicas junto a torcedoras, jornalistas e famosos.

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<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Vou poder acompanhar as partidas no XVIDEOS?</p>&mdash; Rafinha Bastos (@rafinhabastos) <a href=”https://twitter.com/rafinhabastos/status/1153615987654254592?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 23, 2019</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
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<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”und” dir=”ltr”> <a href=”https://t.co/YeweIBtVcb”>pic.twitter.com/YeweIBtVcb</a></p>&mdash; Íbis Sport Club (@ibismania) <a href=”https://twitter.com/ibismania/status/1153522829142441985?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 23, 2019</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
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<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Vocês podem mais do que isso… melhorem!</p>&mdash; Marcela Rafael (@marcelarafael) <a href=”https://twitter.com/marcelarafael/status/1153488151412957186?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 23, 2019</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
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<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Não tinha ninguém com BOM SENSO*** não precisava nem ser mulher pra ver que isso ficou uma MERDA.</p>&mdash; lisbela (@gabvrgn) <a href=”https://twitter.com/gabvrgn/status/1153489300711006208?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 23, 2019</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
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<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Desnecessário</p>&mdash; Téo José (@teojose) <a href=”https://twitter.com/teojose/status/1153673518955016192?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 23, 2019</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
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<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>A mulher tem a liberdade pra ser o q quiser. Musa do clube do coração, inclusive. Agora o CLUBE não soube inserir a sua torcedora no lançamento do &quot;novo manto&quot;. Afinal, tem qm ache q mulher ainda é entretenimento pra marmanjo no esporte. Vamos torcer pra ser uma pegadinha né ? <a href=”https://t.co/s02ZlR6g9W”>https://t.co/s02ZlR6g9W</a></p>&mdash; Ana Thaís (@anathaismatos) <a href=”https://twitter.com/anathaismatos/status/1153485823876259841?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 23, 2019</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
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Também pelas redes sociais, o perfil Esmeraldinas Antifas publicou nota reprovando o vídeo produzido pelo clube para divulgar partes da nova camisa. Na publicação, o grupo de torcedores afirma que “Há uma indicação para o torcedor sugestivamente adquirir o uniforme não por sua essência, mas sim por uma atribuição de sensualidade do vídeo. Há o destaque maior das mulheres do que o próprio uniforme. Esse tipo de estratégia sexista focada no público masculino não condiz com a realidade e posicionamento das(os) torcedoras(es) Esmeraldinas(os) Antifas”.

Confira a seguir a nota na íntegra

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<blockquote class=”instagram-media” data-instgrm-captioned data-instgrm-permalink=”https://www.instagram.com/p/B0RjXiIno8B/” data-instgrm-version=”12″ style=” background:#FFF; border:0; border-radius:3px; box-shadow:0 0 1px 0 rgba(0,0,0,0.5),0 1px 10px 0 rgba(0,0,0,0.15); margin: 1px; max-width:540px; min-width:326px; padding:0; width:99.375%; width:-webkit-calc(100% – 2px); width:calc(100% – 2px);”><div style=”padding:16px;”> <a href=”https://www.instagram.com/p/B0RjXiIno8B/” style=” background:#FFFFFF; line-height:0; padding:0 0; text-align:center; text-decoration:none; width:100%;” target=”_blank”> <div style=” display: flex; flex-direction: row; align-items: center;”> <div style=”background-color: #F4F4F4; border-radius: 50%; flex-grow: 0; height: 40px; margin-right: 14px; width: 40px;”></div> <div style=”display: flex; flex-direction: column; flex-grow: 1; justify-content: center;”> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; margin-bottom: 6px; width: 100px;”></div> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; width: 60px;”></div></div></div><div style=”padding: 19% 0;”></div> <div style=”display:block; height:50px; margin:0 auto 12px; width:50px;”><svg width=”50px” height=”50px” viewBox=”0 0 60 60″ version=”1.1″ xmlns=”https://www.w3.org/2000/svg” xmlns:xlink=”https://www.w3.org/1999/xlink”><g stroke=”none” stroke-width=”1″ fill=”none” fill-rule=”evenodd”><g transform=”translate(-511.000000, -20.000000)” fill=”#000000″><g><path d=”M556.869,30.41 C554.814,30.41 553.148,32.076 553.148,34.131 C553.148,36.186 554.814,37.852 556.869,37.852 C558.924,37.852 560.59,36.186 560.59,34.131 C560.59,32.076 558.924,30.41 556.869,30.41 M541,60.657 C535.114,60.657 530.342,55.887 530.342,50 C530.342,44.114 535.114,39.342 541,39.342 C546.887,39.342 551.658,44.114 551.658,50 C551.658,55.887 546.887,60.657 541,60.657 M541,33.886 C532.1,33.886 524.886,41.1 524.886,50 C524.886,58.899 532.1,66.113 541,66.113 C549.9,66.113 557.115,58.899 557.115,50 C557.115,41.1 549.9,33.886 541,33.886 M565.378,62.101 C565.244,65.022 564.756,66.606 564.346,67.663 C563.803,69.06 563.154,70.057 562.106,71.106 C561.058,72.155 560.06,72.803 558.662,73.347 C557.607,73.757 556.021,74.244 553.102,74.378 C549.944,74.521 548.997,74.552 541,74.552 C533.003,74.552 532.056,74.521 528.898,74.378 C525.979,74.244 524.393,73.757 523.338,73.347 C521.94,72.803 520.942,72.155 519.894,71.106 C518.846,70.057 518.197,69.06 517.654,67.663 C517.244,66.606 516.755,65.022 516.623,62.101 C516.479,58.943 516.448,57.996 516.448,50 C516.448,42.003 516.479,41.056 516.623,37.899 C516.755,34.978 517.244,33.391 517.654,32.338 C518.197,30.938 518.846,29.942 519.894,28.894 C520.942,27.846 521.94,27.196 523.338,26.654 C524.393,26.244 525.979,25.756 528.898,25.623 C532.057,25.479 533.004,25.448 541,25.448 C548.997,25.448 549.943,25.479 553.102,25.623 C556.021,25.756 557.607,26.244 558.662,26.654 C560.06,27.196 561.058,27.846 562.106,28.894 C563.154,29.942 563.803,30.938 564.346,32.338 C564.756,33.391 565.244,34.978 565.378,37.899 C565.522,41.056 565.552,42.003 565.552,50 C565.552,57.996 565.522,58.943 565.378,62.101 M570.82,37.631 C570.674,34.438 570.167,32.258 569.425,30.349 C568.659,28.377 567.633,26.702 565.965,25.035 C564.297,23.368 562.623,22.342 560.652,21.575 C558.743,20.834 556.562,20.326 553.369,20.18 C550.169,20.033 549.148,20 541,20 C532.853,20 531.831,20.033 528.631,20.18 C525.438,20.326 523.257,20.834 521.349,21.575 C519.376,22.342 517.703,23.368 516.035,25.035 C514.368,26.702 513.342,28.377 512.574,30.349 C511.834,32.258 511.326,34.438 511.181,37.631 C511.035,40.831 511,41.851 511,50 C511,58.147 511.035,59.17 511.181,62.369 C511.326,65.562 511.834,67.743 512.574,69.651 C513.342,71.625 514.368,73.296 516.035,74.965 C517.703,76.634 519.376,77.658 521.349,78.425 C523.257,79.167 525.438,79.673 528.631,79.82 C531.831,79.965 532.853,80.001 541,80.001 C549.148,80.001 550.169,79.965 553.369,79.82 C556.562,79.673 558.743,79.167 560.652,78.425 C562.623,77.658 564.297,76.634 565.965,74.965 C567.633,73.296 568.659,71.625 569.425,69.651 C570.167,67.743 570.674,65.562 570.82,62.369 C570.966,59.17 571,58.147 571,50 C571,41.851 570.966,40.831 570.82,37.631″></path></g></g></g></svg></div><div style=”padding-top: 8px;”> <div style=” color:#3897f0; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; font-style:normal; font-weight:550; line-height:18px;”> Ver essa foto no Instagram</div></div><div style=”padding: 12.5% 0;”></div> <div style=”display: flex; flex-direction: row; margin-bottom: 14px; align-items: center;”><div> <div style=”background-color: #F4F4F4; border-radius: 50%; height: 12.5px; width: 12.5px; transform: translateX(0px) translateY(7px);”></div> <div style=”background-color: #F4F4F4; height: 12.5px; transform: rotate(-45deg) translateX(3px) translateY(1px); width: 12.5px; flex-grow: 0; margin-right: 14px; margin-left: 2px;”></div> <div style=”background-color: #F4F4F4; border-radius: 50%; height: 12.5px; width: 12.5px; transform: translateX(9px) translateY(-18px);”></div></div><div style=”margin-left: 8px;”> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 50%; flex-grow: 0; height: 20px; width: 20px;”></div> <div style=” width: 0; height: 0; border-top: 2px solid transparent; border-left: 6px solid #f4f4f4; border-bottom: 2px solid transparent; 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A divulgação do novo uniforme do clube foge a publicização do design e das peculiaridades da nova camisa. Há uma indicação para o torcedor sugestivamente adquirir o uniforme não por sua essência, mas sim por uma atribuição de sensualidade do vídeo. Há o destaque maior das mulheres do que o próprio uniforme. Esse tipo de estratégia sexista focada no público masculino não condiz com a realidade e posicionamento das(os) torcedoras(es) Esmeraldinas(os) Antifas. Vale lembrar que os estádios não são mais redutos masculinos como antigamente, onde nós mulheres estamos cada vez mais presentes, e sendo assim, não há espaço para este tipo de apelo sexista. Ansiamos para que nós possamos ocupar as arquibancadas e sermos respeitadas, independentemente de qualquer característica física. . É um machismo estrutural, não “mimimi” ou “politicamente correto”. Conforme um levantamento realizado pelo DataFolha em 2017, 42% das brasileiras com 16 anos ou + declararam terem sido vítimas de assédio sexual. Nas ruas, uma em cada três brasileiras adultas (29%) declararam terem sofrido assédio sexual, sendo que 25% sofreram assédio verbal, e 3%, físico. Recentemente 16/07/2019 pela Série B (Coritiba x São Bento), um homem de 39 anos foi preso em flagrante após tentar abusar sexualmente de uma adolescente de 17 anos no Couto Pereira. . Por estas razões, a luta contra o machismo, elemento estruturante de nossa sociedade, deve ser incessante, pois sempre haverá quem questionar e até revogar conquistas já estabelecidas por nós mulheres. . O Movimento destaca que não se trata de um posicionamento contra as meninas que realizaram o trabalho onde foram contratadas, afinal são modelos, além de serem torcedoras do nosso Verdão. A crítica é estritamente ao marketing do Goiás, em específico nessa campanha. #mulheresantifas #esmeraldinosantifas #mulheresnofutebol #feminismo #antifas #futebolantifa #goiania #goiasec #goias #gyn #torcedorasantifas #torcidaantifa #futebolsemmachismo #mulher</a></p> <p style=” color:#c9c8cd; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; line-height:17px; margin-bottom:0; margin-top:8px; overflow:hidden; padding:8px 0 7px; text-align:center; text-overflow:ellipsis; white-space:nowrap;”>Uma publicação compartilhada por <a href=”https://www.instagram.com/esmeraldinosantifas/” style=” color:#c9c8cd; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; font-style:normal; font-weight:normal; line-height:17px;” target=”_blank”> Esmeraldinos Antifas</a> (@esmeraldinosantifas) em <time style=” font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; line-height:17px;” datetime=”2019-07-23T21:24:53+00:00″>23 de Jul, 2019 às 2:24 PDT</time></p></div></blockquote> <script async src=”//www.instagram.com/embed.js”></script>
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Confira a opinião de Charlie Pereira

Assista ao vídeo na íntegra

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<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>? Primeira prévia do Novo Manto Esmeraldino ?? ⠀<a href=”https://twitter.com/hashtag/GoTV?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#GoTV</a> <a href=”https://t.co/pp7PpFDr7f”>pic.twitter.com/pp7PpFDr7f</a></p>&mdash; Goiás Esporte Clube (@goiasoficial) <a href=”https://twitter.com/goiasoficial/status/1152995943261855746?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 21, 2019</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
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A mudança de fornecedor de material esportivo foi anunciada pelo presidente do clube, Marcelo Almeida, em entrevista à Sagres, em 27 de junho, quando explicou a alteração. A Topper estava no clube desde o início de 2017. Neste ano, o Atlético-GO anunciou sua marca própria e outros clubes como Fortaleza, Paysandu e Juventude também aderiram a essa situação.