Foto: Flávio Souza
Esta terça-feira (13) foi marcada por protestos em todo o Brasil. Em Goiânia a concentração aconteceu na Praça Universitária. Estudantes, servidores públicos e sindicalistas foram as ruas contra os cortes de verbas feitos pelo Ministério da Educação em Universidades Públicas e Institutos Federais.
O projeto para as universidades federais, o Future-se, também entrou no alvo do protesto. Eles também protestaram contra a reforma da Previdência. Após shows os manifestantes desceram pela avenida Universitária e passaram pela Praça Cívica. O ponto final foi na Praça dos Bandeirantes no cruzamento das Avenidas Goiás e Anhanguera.
Em Goiás, a organização do movimento foi do Fórum Goiano Contra a Reforma da Previdência juntamente com as centrais sindicais de Goiás e Movimentos Estudantis. Também participam do ato integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) e Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde-GO).
Esta foi a terceira mobilização nacional em defesa da educação. A primeira foi em 15 de maio e ocorreu em 222 cidades de todos os estados e do Distrito Federal. A segunda aconteceu em 30 de maio, em pelo menos 136 cidades de 25 estados e do Distrito Federal.