Foto: Reprodução/SagresTV
Goiás é o 15º estado a receber os pesquisadores do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI), feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), encomendado pelo Ministério da Saúde. A pesquisa começou a ser feita em fevereiro, e a fase de coleta de dados deve ser concluída até o final do ano.
Serão visitadas 1.230 famílias que têm filhos com até 5 anos de idade em Goiânia, Aparecida, Anápolis e entorno de Brasília, um total de 11 municípios. José Belisário Monteiro, coordenador da pesquisa em Goiás explica que as famílias são escolhidas por amostragem, com a ajuda de um equipamento eletrônico.
“Nós procuramos no setor censitário o domicílio que tenha criança de 0 a 5 anos. Esse local é selecionado pelo DMC. A gente faz uma listagem prévia para depois iniciar o trabalho”, esclarece.
Nas casas, como a da autônoma Nadielly Carolina Monteiro, que mora no Residencial Brisas do Cerrado, em Goiânia, a pesquisadora mede a altura da Geovane, de 4 anos, e também pesa a criança. Além disso, faz cerca de 40 perguntas, principalmente sobre a rotina alimentar da garotinha.
Quando os pais ou responsáveis autorizam, é agendada a visita da equipe de um laboratório, para coleta de amostra de sangue da criança, a fim de serem feitos 30 tipos de exames. O bacana é que a família recebe o resultado dos exames de graça. Se fossem pagos, não sairiam por menos de R$ 600.
Com a pesquisa inédita, o Ministério da Saúde irá compor um perfil do crescimento e desenvolvimento das crianças e da nutrição infantil, especialmente das principais carências. O resultado do estudo deve ajudar na elaboração de novas políticas públicas.
Para segurança dos entrevistados, os organizadores da pesquisa orientam a observar o crachá do pesquisador e se ele utiliza a camiseta com símbolo e nome do Ministério da Saúde. Em caso de dúvida, a família pode entrar em contato pelo 0800 808 09 90.
{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/4b5EtGlXl9U” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}