Foto: Rubens Salomão/Sagres On
O governador Ronaldo Caiado (DEM) rebateu afirmações sobre suposta desistência na busca pela adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), junto ao Ministério da Economia. Sobre a possibilidade de usar recursos dos depósitos judiciais, o que é proibido pela Lei do RRF, o democrata: “No dia em que estivermos dentro do Regime, eu não vou poder, mas eu não estou dentro do RRF”. O projeto enviado à Assembleia Legislativa prevê acesso a 75% dos depósitos (R$ 1,8 bilhão).
“A adesão não depende da minha vontade, mas das regras do Tesouro Nacional. A Secretaria (de Economia) está trabalhando para aderir”, confirmou o governador em entrevista à Sagres 730.
O assunto foi o tema principal do PodFalar #54 desta semana.
No entanto, além da comprovação técnica, o governo vai precisar de viabilidade política para aprovar projetos com contrapartidas, como restrições a servidores, redução de incentivos e privatizações.
O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), define que o governo não conta com viabilidade política para aprovar a adesão na Casa.
“O governo tem, nos últimos meses, buscado um entendimento em relação a isso. Eu sempre falei que sou contrário à adesão ao RRF e favorável a nós discutirmos propostas alternativas do RRF. Quando falo em propostas alternativas, uma é essa, os fundos judiciais, dos depósitos judiciais. Isso nós conseguimos avançar. Sou favorável totalmente a essa matéria, já falei isso”, afirma.
Ouça a entrevista na íntegra do deputado Lissauer Vieira concedida ao repórter Rubens Salomão
{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/673827923&color=%23f6af11&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}