O Ministério da Cidadania lançou nesta semana o prêmio “Amor pelo Brasil” com o objetivo de selecionar 351 vídeos, produzidos com celular por jovens de 12 a 18 anos de todos os estados do Brasil. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de novembro no site oficial da premiação. No total, serão oferecidos R$ 2 milhões oriundos do Fundo Nacional da Cultura em premiações e capacitações.
A seleção vai funcionar em duas etapas: na primeira, os 12 melhores vídeos de cada estado e do Distrito Federal vão receber 3 mil reais. Na segunda etapa, o vencedor de cada uma das 27 unidades da Federação será novamente avaliado. O primeiro lugar geral vai receber 20 mil reais; o segundo, 15 mil; o terceiro, 10 mil; o quarto, 8 mil; e o quinto, 6 mil reais. Os premiados entre o sexto e o vigésimo sétimo lugares vão receber 5 mil reais.
Os vídeos devem abordar iniciativas de pessoas ou projetos que contribuam com a melhoria de vida dos moradores de suas comunidades. Os vídeos devem ter entre um e dois minutos e serem publicados em plataformas gratuitas, como Youtube, Vímeo e Dailymotion.