(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O prefeito de Itumbiara, José Antônio, retornou às atividades nessa segunda-feira (30) após sete dias afastado. Seu retorno veio depois da decisão do juiz Flávio Fiorentino de Oliveira, da Comarca de Itumbiara, que anulou a decisão tomada pela Câmara Municipal da cidade na última semana. O advogado Leonardo Batista, que acompanhou o caso, disse ontem à Sagres que o pedido de afastamento estava cheio de “irregularidades”.

O prefeito disse em entrevista à Sagres 730 nesta quarta-feira (2), que processo que havia o afastado do cargo foi cancelado. “A abertura da investigação foi sequer reconhecido pela justiça dada a ilegalidade, dada a falta de fundamento que havia sido apresentada”, afirmou. José Antônio disse ainda que a apresentação das denúncias na sessão foi uma surpresa para ele e os vereadores da base, já que a Câmara estava reunida em sessão extraordinária para deliberar sobre projetos “multi específicos”.

“Duas denúncias assinadas por cidadãos foram apresentadas e levadas ao plenário para uma possível abertura de investigação. Como não era esperado pelos vereadores, essa aprovação acabou passando e ouve um entendimento errôneo da procuradoria da câmara, de que o acatamento dessas denúncias seria o mesmo que o meu afastamento imediato”, contou.

No mesmo momento da entrada das denúncias e pedido de afastamento, foi apresentada uma proposta para o aumento do número de vereadores de Itumbiara, aumentando de 12 para 17, que para José Antônio foi uma movimentação política. “Na minha leitura, foi uma articulação. Eu que sempre me posicionei contra esse aumento de vereadores. Foi uma articulação para que criasse essa distração, para passar esse projeto de aumento de vereadores” afirma ele.

O prefeito falou também sobre os desafios em sua gestão e as expectativas dos moradores de Itumbiara. “A gestão é desafiadora”, avaliou. “Se pararmos para analisar não é só na minha esfera municipal, a gente vê os desafios no Estado e no país. Como eu assumi a candidatura em um momento de tragédia, a expectativa que estava criada na cidade de Itumbiara era muito grande com o retorno do José Gomes. E a grande questão é que essa expectativa não condiz com o momento que a gente está vivendo”, ressaltou José Antônio.

O prefeito comentou sobre as próximas eleições. “Meu foco neste momento, claro, é totalmente a gestão e chegar no ano de 2020 com uma boa avaliação e obviamente buscar a reeleição.”