Foto: Divulgação
Outubro chegou, e a campanha de conscientização do câncer de mama também. O Serviço Social do Comércio (Sesc) promove todo ano uma rede de unidades móveis para realizar gratuitamente exames de mamografia. A instituição faz atendimento onde não exite equipamentos, que por muitas vezes, tem mulheres que nunca fizeram o exame.
Sem necessidade de pedidos médicos, os exames papanicolau são feitos em mulheres de 25 a 64 anos, e as mamografias, em mulheres entre 50 e 69 anos. As faixas etárias seguem as diretrizes nacionais e internacionais de rastreamento, propostas pelo Ministério da Saúde.
Pensando em um melhor atendimento a todas, o Saúde Mulher é gerido por mulheres. A equipe é formada por uma enfermeira, duas técnicas de radiologia e uma educadora em Saúde, que fazem o acolhimento das pacientes. A gestão também é realizada por coordenadoras, incluindo analistas, gerente de saúde e diretora de programas sociais.
Os atendimentos são feitos em caminhões preparados com salas com mamógrafo e mesa ginecológica. As mamografias são encaminhadas via online ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), onde especialistas produzem os laudos, que são enviados para a unidade móvel, que entregam os resultados via Secretaria Municipal de Saúde. Os resultados costumam ficar prontos em torno de 15 dias.
O Sesc, também, oferece programação com palestras, rodas de conversa, dinâmicas e debates sobre diversos temas na área da saúde, realizados em tenda montada anexa à unidade móvel.