A Prefeitura de Anápolis oferece cursos de qualificação profissional gratuitos, em diferentes regiões da cidade, durante todo o mês de outubro. Para os jovens que procuram o primeiro emprego, são ministrados os conteúdos de Informática nos Telecentros Qualificar, localizados na Secretaria de Desenvolvimento Social, ao lado do Terminal Urbano; da Praça Americano do Brasil;  do Centro de Artes e Esportes Unificados, do Jardim Alvorada; na Casa Brasil, instalada na Avenida do Estado, no bairro Recanto do Sol; e no Espaço da Oportunidade, na Avenida Senador José Lourenço Dias, esquina com a Avenida Goiás. Todos são polos de Educação Digital, que preparam os jovens para os desafios do mercado de trabalho. 

  Foto: Divulgação Prefeitura de Anápolis

Para os interessados no curso de Auxiliar de Recursos Humanos, as aulas acontecem todos os dias, no período vespertino no Espaço da Oportunidade. Já no Centro de Formação Profissional (Cenfor) do bairro Residencial das Flores, o treinamento é em Técnicas de Vendas, no período matutino. Na área da beleza, estão abertas as inscrições para Limpeza de Pele e Automaquiagem, no Cenfor do Jardim Tesouro, na Rua Satélite, esquina com a Rua Bondade, em dois horários, às 9 horas e também às 14 horas. As aulas ocorrem de 14 à 25 de outubro.  

A iniciativa é da Prefeitura de Anápolis por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda. 

Indústria 

Nos centros de formação, tanto do Residencial das Flores quanto do Industrial Munir Calixto, as turmas estão lotadas e na etapa final dos cursos de Modelagem, Costura Reta e Overloque, Mecânico de Motocicletas, Torneiro Mecânico e Soldador de Arco Elétrico. De janeiro de 2017 a setembro de 2019, foram qualificados cerca de 7,5 mil trabalhadores em diferentes áreas de formação.  

Caged 

As políticas de qualificação profissional aliadas às de emprego resultam em dados positivos de emprego. Anápolis ficou em terceiro lugar na geração de emprego no Estado de Goiás, em um total de 3.550 pessoas contratadas. Destas, 270 são jovens aprendizes. As funções que mais admitiram foram Alimentador de Linha de Produção, Vendedor de Comércio Varejista, Faxineiro, Auxiliar de Escritório, Operador de Caixa.   

 

Cursos ministrados pela Prefeitura 

Cursos de Gestão: 

Auxiliar Administrativo 

Auxiliar de Recursos Humanos 

Atendimento 

Oratória 

Operador de Caixa 

Técnicas de Vendas 

Normas de redação para o mercado de trabalho 

Excel Básico e Avançado para o mercado de trabalho 

Informática Básica e Avançada 

Inglês básico 

Espanhol básico 

Inglês para o mercado de trabalho 

  

Indústria: 

Corte e Costura 

Modelista 

Torneiro Mecânico 

Soldador de Arco Elétrico 

Eletricista predial 

Mecânico de Automóveis 

Mecânico de Motocicletas 

Pintor de Alvenaria 

Eletricista de automóveis 

Alimentador de linha de produção 

Montador de som e alarme automotivo 

Pedreiro Predial 

 

Estética: 

Massagem modeladora 

Design de sobrancelhas 

Maquiagem profissional