Secretario de Cultura, Adriano Baldy, em entrevista à Sagres 730 (Foto: Rubens Salomão / Sagres Online)
Empossado na sexta-feira (29) na Secretaria de Cultura em substituição a Edival Lourenço, Adriano Baldy garantiu à Sagres nesta quarta-feira (4) que pretende retomar os três mais importantes eventos culturais criados no antigo governo e que foram paralisados no primeiro ano da gestão do governador de Ronaldo Caiado (DEM). Adriano Baldy afirmou que buscará recursos junto à União para realizar o Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) na cidade de Goiás, a Mostra Nacional de Teatro de Porangatu (TeNpo) e o festival de música Canto da Primavera, em Pirenópolis.
Adriano diz que buscará recursos na União para garantir a realização desses eventos em 2020 e negou que o governo de Caiado pretenda acabar com eles. Segundo ele, a não realização dos festivais foi “por questão foi financeira” e que estão “buscando fontes de financiamento para garantir a realização desses festivais tradicionais de Goiás”.
Adriano Baldy chegou à Secretaria em meio a um movimento de artistas e produtores culturais pela liberação de recursos dos programas de incentivos culturais, como a Lei Goyazes e Fundo de Arte e Cultura (FAC). O FAC é um mecanismo de fomento e difusão da produção cultural do Estado, com orçamento próprio estipulado em lei (0,5% da arrecadação fiscal líquida), tem uma dívida milionária de anos anteriores.
O secretário confirmou que o governo está finalizando a liberação de documentos para pagar R$ 30 milhões do FAC, conforme anúncio feito pelo governador em 21 de novembro, ainda neste ano. “Vou me reunir sexta-feira com a secretária de Economia (Cristiane Schmidt) para definir o pagamento”, disse Adriano. Segundo ele, ainda restará uma dívida de R$ 20 milhões do FAC dos anos de 2015 a 2017.
O novo secretário disse que convidou o setor cultural para dialogar sobre as dificuldades e os desafios que a pasta enfrenta e ressaltou que “o caminho é o diálogo e o apoio” para que possam enfrentar juntos o que o setor está vivendo”. Outro ponto questionado pela Sagres, foi o episódio em que a Secretaria de Cultura cancelou o show de Itamar Correia que tinha viés político, Adriano Baldy reforçou que apoia a diversidade e a miscigenação cultural que existe no Estado e que “está aberto para dialogar e principalmente trabalhar para buscar soluções e superar os desafios”.
Adriano ressaltou que a meta é regularizar os Fundos, restabelecer os nossos eventos e buscar a inovação “atrelada à cultura, atrelada ao empreendedorismo, incentivar a parceria com gabinete de políticas sociais, trabalhar fortemente a inclusão social, incluir a juventude dentro desse aspecto. A população quer melhoria da qualidade de vida e isso a gente vai contribuir com a cultura”.
Ouça a entrevista na íntegra com o secretário de Cultura, Adriano Baldy:
{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/722606176&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}