(Foto: Bumba Meu Boi)

Na 47ª edição do Sagres Internacional, Rubens Salomão e Norberto Salomão analisaram no o “tema do dia” o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi, no Maranhão, que recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A nomeação foi feita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na Colômbia, durante a 14ª Reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.

Antes disso, o Bumba Meu Boi já havia tido reconhecimento em âmbito nacional: ele foi registrado como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2011. Mas a chancela da Unesco representa um passo além.

No quadro “frases bem ou mal ditas” abriu aspas para Greta Thumberg, adolescente sueca de 16 anos que deu início a um movimento internacional de estudantes que pede medidas para combater as mudanças climáticas, Greta Thunberg, 16, foi eleita pela revista Time como a personalidade de 2019. Ela encerrou assim o discurso na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas deste ano – a COP25.

Além disso, você confere neste podcast que manter unidade no Reino Unido é desafio de Boris Johnson após vitória história do Partido Conservador. Tem análise sobre o Comitê de deputados aprovar denúncia em impeachment de Donald Trump. Outro assunto deste podcast é o “esforço do Brasil é para conseguir recursos’ segundo o ministro do Meio Ambiente reforça depois de ser alvo de críticas na COP 25. E você não pode deixar de conferir a música mais tocada nas paradas da Holanda.