Foto: Samuel Straiotto/DG

Nesta seguda-feira (20), o trânsito na região da Avenida Independência com a Marginal Botafogo foi modificado, por conta das obras do viaduto da Avenida Leste/Oeste, que passará por cima da marginal. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, a previsão para o fim das obras é em agosto de 2020.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), o tráfego será afetado nos dois sentidos da via, e a rua 227 será interditada. As faixas de rolamento da marginal, que atualmente são três, serão reduzidas para duas. A velocidade máxima permitida cairá de 80km/h para 40km/h. “Neste espaço serão cravados os pilares da ponte e teremos grandes máquinas trabalhando”, justificou o secretário Fernando Santana.

Outro ponto que será afetado, é o cruzamento da Rua 67-A com a Avenida Contorno, que será bloqueado parcialmente e a circulação será restrita, com acesso local, na Rua 67-A, via Marginal Botafogo.

Futuro trecho da Avenida Leste-Oeste

Uma ponte será erguida na Av. Leste-Oeste sobre a Marginal Botafogo, no cruzamento das duas vias, no setor Leste Vila Nova. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Foto: Divulgação/Prefeitura

As pistas da Avenida Leste-Oeste, na divisa dos bairros Nova Vila e Norte Ferroviário, serão feitas em concreto armado, estruturalmente justapostos. Cada um deles terá duas faixas de segurança de 1,50 m, duas faixas de rodagem de 3,50 m, uma faixa de pedestres de 2,0 m, duas barreiras guarda-rodas de 0,40 m e uma barreira guarda corpo de 0,20 m rígidos, de concreto armado, padrão Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que totalizam uma largura constante de 13,0 m.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), cerca de 80 mil veículos passam por dia no local. Com isso, houve a necessidade de se fazer mudanças no trânsito da região. O custo desta obra e de outro viaduto que será construído na BR-153, também na Leste Oeste tem orçamento de R$ 9,5 milhões, avalia o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan Mattos.