Foto: Divulgação/Agrodefesa

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) apreendeu e inutilizou mais de mil mudas frutíferas, como citros, uva, coco, goiaba, cajá, jabuticaba e helicônias ornamentais (família da banana). A ação ocorreu nos municípios de Mineiros, Rio Verde e Goiânia e, ao todo, cinco caminhões foram abordados em diferentes pontos.

Segundo a Agrodefesa, nas mudas de citros apreendidas em Mineiros existe a suspeita de sintomas de cancro cítrico, doença que ataca varias espécies de citros, como laranja, limão e tangerina. O material da amostra foi enviado para análise laboratorial em Goiânia.

A atuação tem o objetivo de impedir a comercialização de materiais que possam transmitir doenças em Goiás. O cancro cítrito, por exemplo, é uma das pragas que podem causar grandes prejuízos aos produtores e à economia do Estado.

O comércio ambulante de mudas de espécies frutíferas em caminhões, caminhonetes e até mesmo em veículos de passeio é proibido em Goiás, conforme a Instrução Normativa nº 4/2011 da Agência Goiana de Defesa Agropecuária, além de outras determinações legais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Mas mesmo assim, esse comércio é comum nas ruas da cidades de Goiás.