Foto: Reprodução

Na 55ª edição do Sagres Internacional, Rubens Salomão e o professor Norberto Salomão comentam sobre o que o filme “Parasita” explicita sobre a Coreia do Sul, 11ª maior economia do mundo. A película indicada a seis Oscars na premiação de 2020, e que faturou quatro estatuetas, espelha as tensões de uma sociedade tida como modelo de desenvolvimento capitalista tardio, atravessada pela desigualdade.

Você confere também temas atuais como a base Esperanza, localizada no extremo norte da Península Antártica, que registrou, na última quinta-feira (6), a maior temperatura já assinalada, com 18,3º C. Cientistas acreditam que o aquecimento global está causando tanto derretimento no Polo Sul que a camada de gelo gigantesca está a caminho de se desintegrar, o que eventualmente provocaria uma elevação do nível global do mar de ao menos três metros ao longo dos séculos.

Confira outros temas do Sagres Internacional #55

– Donald Trump mira reeleição em discurso anual sobre o Estado da União. Democratas patinam em meio à divisão

– Como a extrema-direita provocou um ‘terremoto’ na política alemã

– França: Macron prepara plano contra ‘separatismo religioso’ que tem Islã radical como alvo

– OMS pede cautela, mas diz que é ‘boa notícia’ a redução de novos casos de coronavírus na China

– E ainda: a música mais tocada nas paradas da Arábia Saudita.

As frases bem ou mal ditas por aí…

A frase desta semana é do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump que fez o último discurso do Estado de União deste mandato.

“Estou orgulhoso em apresentar a vocês que nossa economia está melhor do que nunca. Nossas forças armadas estão reconstruídas, com um poder de longe sem comparação no mundo. Nossas fronteiras estão seguras. Nossas famílias estão florescendo. Nossos valores estão renovados. Nosso orgulho está restaurado e por todas essas razões eu digo ao povo de nosso grande país e para os membros do congresso: o estado da nossa união está mais forte do que nunca. Nós revertemos a falidas políticas econômicas das administrações anteriores. O mundo vai agora testemunhar esse grande sucesso econômico”.

O republicano aproveitou a oportunidade para reforçar as promessas de campanha e comemorar os números da economia estadunidense. Em sua chegada para o discurso Trump ignorou a democrata e presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, que estendeu a mão para cumprimentá-lo. Ao final da declaração a opositora rasgou o papel com os trechos do discurso.

Músicas comentadas neste Episódio

Trilha de abertura do filme Parasita

Mahmod AlGayath – Rabe Razakne

Ouça +

Sagres Internacional #54: As infrutíferas propostas de acordo para o conflito entre Israel e Palestina

Sagres Internacional #53: Aniversário da libertação de Auschwitz acirra disputa entre Rússia e Polônia

Sagres Internacional #52: Nazismo – Por que não devemos esquecer?

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.