O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Alcides Rodrigues, inauguraram nesta terça-feira (19), seis usinas hidrelétricas no estado de Goiás: Serra do Facão (Catalão e Davinópolis), Barra dos Coqueiros (Cachoeira Alta e Caçu), Caçu (Cachoeira Alta e Caçu), Salto do Rio Verdinho (Itarumã e Caçu), Foz do Rio Claro (São Simão e Caçu), e Salto (Itarumã e Caçu). 

Durante a cerimônia, ocorrida no município de Catalão, ao enfatizar o investimento no setor de geração de energia, o presidente Lula aproveitou para alfinetar o governo anterior.

“Teve governante que ficou muito tempo no poder e não inaugurou sequer uma hidrelétrica. Estamos inaugurando seis só em Goiás. O Brasil voltou a investir pesadamente em geração e transmissão de energia”, disparou.

Gratidão

Em discurso, o governador Alcides Rodrigues agradeceu ao presidente pelo “prestígio”, que o petista tem dado ao Estado, com investimentos e disponibilização de recursos. “O senhor está fazendo com que o país caminhe para frente, pois gerar energia é gerar desenvolvimento”, disse.

O governador aproveitou ainda para citar o empréstimo recém-assinado, com o governo federal, com o objetivo de salvar a CELG. “Com sua ajuda, conseguimos salvá-la e blindá-la para que futuras gestões não façam como no passado e atolem a companhia em dívidas”, pontuou.

Habitação

Além do setor energético, Lula comentou sobre os investimentos em habitação e lembrou que o Estado de Goiás foi o primeiro no Brasil a superar as metas de contratação de recursos do programa Minha Casa Minha Vida.

“Quando o programa foi lançado, estava prevista a construção de 27. 613 casas em Goiás. Até o momento já foram contratadas mais de 33 mil novas moradias”, comemorou.