Meta é imunizar, no mínimo, 90% do público-alvo (Foto: Secretaria de Saúde de Aparecida)
A meta de imunizar pelo menos 90% da população considerada como de risco, estabelecida pelo Ministério da Saúde será cumprida no município de Aparecida de Goiânia. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, em Aparecida vivem 28.750 pessoas com mais de 60 anos, que é a faixa etária considerada de risco, com vacinação obrigatória. A outra turma que obrigatoriamente deve ser vacinada nesta primeira etapa da Campanha de de Vacinação contra a Influenza é composta pelos profissionais que atuam na área da saúde e em Aparecida são 13.411. Desta forma o universo a ser vacinado é de 42.161 pessoas e 90% deste total dá 37.945 pessoas, que é o número de doses que Aparecida de Goiânia precisa para cumprir o que determina o Ministério da Saúde.
De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida, Renata Cordeiro, a situação é tranquila na cidade. “Temos convivido com grande procura pela vacina nestes primeiros dias da campanha, o que é costumeiro em todas as edições. A medida que a população for recebendo a vacinação, esta procura cai e as filas reduzem e até desaparecem. A primeira etapa da campanha vai até o dia 15 de abril e até lá temos dados seguros para acreditar que a meta será batida”, explica a coordenadora.
Renata Cordeiro ainda informa que o recebimento das doses vindas do Ministério da Saúde segue fluxo que atende plenamente as necessidades da cidade. “Já foram duas remessas de doses enviadas pelo Ministério da Saúde para Aparecida de Goiânia. Recebemos um total de 37 mil vacinas em uma semana. Até o dia 15 de abril, o restante das doses já estará no nosso município. Portanto, em Aparecida de Goiânia, está tudo dentro do programado e a Secretaria terá todas as condições de atender ao fluxo da procura pela vacinação ” – conclui Renata Cordeiro, descartando assim a necessidade de aquisição de doses da vacina com recursos do município.