Pelo menos 23 municípios do estado de Goiás realizam um trabalho conjunto entre os agentes de combate as endemias e as equipes de saúde da família. Eles atendem uma portaria do Ministério da Saúde que traz orientações no que diz respeito a esta parceria.

Leia mais:

A Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde da Secretaria Estadual esteve reunida nesta segunda-feira (08), para avaliar o trabalho e discutir a ampliação em outras cidades. Segundo a Gerente de Atenção Básica, Ângela Carneiro, o principal foco neste momento é minimizar os casos de dengue no estado.

“Por exemplo, a gente identifica em uma residência uma pessoa que está com sintomas de dengue, então como que a saúde da família junto com o controle de endemias vai desenvolver as ações para que naquela residência seja verificado se tem foco do mosquito transmissor, o encaminhamento para atendimento em uma unidade de saúde”, destacou.

De acordo com informações do técnico de controle de vetores, Vanderlei José Fernandes, a integração entre os agentes já tem gerado resultados positivos.

“O município de Aparecida de Goiânia tinha alguns bairros que em uma série histórica de dez anos, eram os bairros que mais tinham notificações em casos de dengue, inclusive com óbito, Madre Germana I e II, Jardim Tiradentes e Independência Mansões. Nesses bairros foi feita a integração do agente comunitário de saúde e do agente de controle de endemias, e em um ano as notificações diminuíram”, explicou.

Vanderlei Fernandes ressalta ainda que Goiânia tem uma boa integração. Inclusive citou como exemplo, a do Setor Jardim América.