Foram vinte e seis anos de espera. O torcedor tricolor viu seu time chegar até mesmo na terceira divisão do Campeonato Brasileiro durante esse tempo, mas sabia que uma grande alegria estava por vir. Comandados pelo técnico mais vencedor no Brasil recentemente, Muricy Ramalho, o Fluminense venceu o Guarani por 1 a 0 em um Engenhão abarrotado por 40 mil presentes, e conquistou o título brasileiro em 2010.
Esse é o teceiro título nacional da equipe das laranjeiras. O primeiro goi em em 1970, com a conquista da Taça de Prata, ou torneio Roberto Gomes Pedrosa. O segundo foi o Campeonato Brasileiro de 1984. O tricolor não teve uma atuação de gala, como na maioria das rodadas esse ano. Mas em um time recheado de estrelas, pelo menos uma tinha que brilhar. E foi a do atacante Emerson, o Sheik, que marcou o gol da vitória.
Foi coroado o time que mais vezes esteve na liderança da competição. O Flu esteve na primeira posição em 23 rodadas. O time carioca terminou a competição na primeira posição, com 71 pontos, 20 vitórias, 11 empates e sete derrotas. O Cruzeiro foi o vice-campeão, com 69 pontos. O Fluminense teve a melhor defesa do campeonato, com 36 gols sofridos, e o quarto melhor ataque, com 62 gols.
O jogo
O Fluminense se mostrou bastante ansioso durante o jogo. Vários erros de passe, e dificuldade na hora de criar as jogadas deixavam nítido o nervosismo dos tricolores. O Guarani, por sua vez, também não assustava o gol de Ricardo Berna. A primeira boa chance do Flu veio somente aos 32 minutos, com uma cabeçada de Fred. Três minutos depois o atacante recebeu na pequena área e não conseguiu marcar.
O bugre imprimia uma forte marcação em cima da equipe das Laranjeiras, e dificultava bastante a vida do time de Muricy Ramalho. A equipe carioca voltou mais calma no segundo tempo, mas não o bastante para ter uma grande atuação. Conca não estava nos seus mlehores dias, e a criatividade do time ficou prejudicada. A situação só melhorou aos 16 minutos.
Carlinhos cruzou na área, e Washington, que entrou na segunda etapa, desviou e a bola sobrou nos pés de Emerson. O Sheik só empurrou para as redes e marcou o gol do título tricolor. O nervosismo e ansiedade do início do jogo foram indo embora, e os cariocas apenas tentavam administrar a vantagem, diminuindo um pouco o ritmo da partida. O Fluminense até recuou um pouco, mas nada que ameaçasse o título, que ficou mesmo nas Laranjeiras.
Fluminense 1 x 0 Guarani – 38ª Rodada Campeonato Brasileiro
Fluminense: Ricardo Berna, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Julio Cesar (Washington) e Conca; Emerson (Rodriguinho) e Fred (Fernando Bob). Técnico: Muricy Ramalho.
Guarani: Emerson. Guilherme (Pablo), Aislan e Ailson; Apodi, Fabiano, Paulinho, Maycon, Reinaldo e Marcio Careca (Geovani); Reinaldo (Douglas). Técnico: Vagner Mancini.
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)
Auxiliares: Altemir Hausmam (RS) e Roberto Braatz (SC)
Gol: Emerson, aos 17’ 2/T (1×0);
Amarelos: Mariano, Gum (FLU) Paulinho, Ailson, Maycon, Fabiano (Guarani)
Vermelho: Não Houve
Estádio: Engenhão
Publico presente: 40.915
Renda: 2.859.450,00