A média de dois homicídios por dia e o aumento das ocorrências de tráfico de drogas motivam a “Operação Presença”, realizada pela Polícia Militar. A ação é baseada no reforço de policiais nas vias de acesso à Goiânia e no patrulhamento ostensivo.
O Comandante do Policiamento da Capital, Tenente Coronel Júlio César Mota Fernandes, aponta que policiais que ocupam bases administrativas dos batalhões foram realocados para atuarem nas ruas da cidade. De acordo com o comandante geral da instituição, coronel Raimundo Nonato, mais de 100 policiais que atuavam internamente na PM estão agora trabalhando na operação.
O aumento do policiamento ostensivo tem como objetivo prevenir crimes e assim reduzir os índices de criminalidade. Isto por meio de abordagens, retirada de armas ilegais das ruas e prisão de pessoas com mandados em aberto. Na próxima semana, com a posse dos novos comandantes regionais, as ações devem ser intensificadas.
Com estrutura da PM defasada, o comandante geral avalia que reestruturar internamente a instituição é um grande desafio para essa gestão. Outro foco, é trabalhar a doutrina policial, para que o PM tenha mais consciência, dignidade e honra, colocando esses valores a serviço da população.
A integração entre a Polícia Militar e Polícia Civil é citada como fundamental para melhorar a resposta rápida à sociedade. A intenção é que haja um oficial com seu batalhão em cada sede de comarca. E que haja também um delegado, promotor e juiz, possibilitando melhor articulação entre eles.