Seis minutos para apagar. A zebra pareceu que iria aprontar pra cima do atual campeão goiano, mas ficou só na ameaça. Após estar perdendo por 2 a 0, o Atlético-GO mostrou a força que o coloca como um dos principais favoritos ao título, e venceu o Santa Helena na estreia pelo Goianão por 3 a 2, no estádio Serra Dourada.
Carioca e Gilvan, nos seis primeiros minutos de jogo, fizeram para o fantasma. Mas com um segundo tempo arrasador o Atlético-GO conseguiu os três gols que lhe garantiram a vitória na estreia. Com o triunfo, o dragão aparece na terceria posição do estadual, com três pontos conquistados. O Santa Helena é o sexto colocado, com nenhum ponto.
Na próxima rodada o Atlético-GO vai até o Aníbal Batista de Toledo, encarar a Aparecidense, na quinta-feira (20), às 20h30. Já o fantasma recebe o Goianésia no Pedro Romoaldo Cabral, no mesmo dia e horário.
Susto no início
Os primeiros minutos do Atlético-GO no Goianão 2011 foram para o torcedor esquecer. Em dois ataques, o Santa Helena quebrou todo o favoritismo adversário, e sinalizava o que parecia uma zebra. Logo aos três minutos de partida Felipe puxou um contra-ataque muito veloz, acionou Carioca no ataque pela esquerda e chutou forte no canto direito de Édson, marcando um belo gol.
Se o primeiro gol já foi uma surpresa pela rapidez com que veio, o segundo surpreendeu ainda mais, justamente porque não demorou para acontecer. Três minutos mais tarde, Marcelo apareceu pela direita, aproveitando grande espaço deixado pela retaguarda atleticana, e cruzou na medida para Gilvan, também livre, aparecer e cabecear no contrapé de Édson. Santa Helena abria dois gols de vantagem em apenas seis minutos de jogo.
Os dois gols acordaram o Atlético-GO. Aos poucos o time rubro-negro ia tomando o domínio da partida, e corrigindo os erros de posicionamento. A equipe tentava criar, e mantinha a bola no campo de ataque, mas ainda esbarrava na marcação adversária. O Santa Helena, por sua vez, não se acuou e ainda era perigoso nos contra-ataques. O dragão quase empatou com Marcão aos 17, que fez boa trama com Diogo Campos no ataqeu, e chutou, mas a bola passou à direita do goleiro Reinaldo.
Aos 25, Keninha pegou um rebote de escanteio na intermediária e soltou a bomba, para uma excelente defesa de Reinaldo, que espalmou para fora, no que foi a melhor chance do Atlético-GO na primeira etapa. O time atleticano esbarrava muito na retaguarda do fantasma, que a partir dos 30 minutos recuou bastante e praticamente jogava somente no campo de defesa, impedindo com que o time de Campinas diminuísse ainda na etapa inicial.
Segundo tempo arrasador
Na etapa derradeira as coisas “voltaram ao normal”. O Atlético-GO teve o total domínio do jogo. E o time rubro-negro não demorou muito para mostrar que iria jogar para virar a partida. Com dois minutos, Victor Ferraz tabelou pela direita com o estreante Preto, foi até a linha de fundo e cruzou na medida para Marcão fazer de cabeça.
O time rubro-negro tinha total posse de bola, e o Santa só conseguia chegar ao gol de Édson com as bolas paradas. O Atlético-GO trabalhava bastante a bola, variando os lados, e investindo muito em jogadas pelos flancos. E assim chegou ao gol do empate. Aos 15 minutos Preto apareceu pela direita, cruzou e o zagueiro Paulo Henrique, no seu retorno ao dragão, subiu mais que todo mundo e cabeceou firme no canto superior direito de Reinaldo, marcando um belo gol.
O bombardeio atleticano era intenso. Pouco tempo depois do empate a bola foi cruzada na área do fantasma, e sobrou para Marcão. O atacante tentou uma vez, mas furou. Na segunda tentativa ele chutou forte de esquerda e mandou a bola na trave. Não demorou muito e Róbston aproveitou um rebote para também soltar a bomba, mas Reinaldo caiu bem no canto esquerdo e fez a defesa.
Após a blitz dos primeiros 20 minutos, o Atlético-GO diminuiu um pouco o ritmo, e deu espaço para o Santa Helena. Entretanto, o vice-campeão do ano passado só assustou com Roni, aos 29 minutos, que chutou de fora da área para boa defesa de Édson. A virada veio aos 38 minutos, em uma jogada para justificar a aposta nos garotos das categorias de base do dragão.
Watthimen puxou contra-ataque veloz, entrou na área e tocou para Marcão. O atacante chutou forte e a bola explodiu na trave. Na sobra, o jovem Diogo Campos aproveitou para mandar para o fundo das redes e garantir a vitória do Atlético-GO.
FICHA TÉCNICA – ATLÉTICO-GO 3 X 2 SANTA HELENA
ATLÉTICO-GO: Édson, Victor Ferraz (Carlinhos), Paulo Henrique, Gilson, Thiago Feltri; Maurinho, Róbston, Keninha (Watthimen), Preto (João Guilherme); Diogo Campos e Marcão
Técnico: Alfredo Montesso
SANTA HELENA: Reinaldo; Marcelo, Fábio, Edgar, Márcio Piti; Gilmar Fubá (Douglas), Douglinhas, Felipe (Roni) e Fabinho Fontes (Artur); Carioca e Gilvan
Técnico: Solito
Local: estádio Serra Dourada
Horário: 20h30
Árbitro: Fabrício Nery
Assistentes: Jesmar Miranda e Bruno Pires
Gols: Carioca 3′ 1°T, Gilvan 6′ 1°T (Santa Helena) / Marcão 02′ 2°T, Paulo Henrique 15′ 2ºT, Diogo Campos 38′ 2ºT (Atlético-GO)
Cartões amarelos: Maurinho, Gilson, Victor Ferraz, João Guilherme (Atlético-GO) / Gilmar Fubá, Edgar, Gilvan (Santa Helena)
Público pagante: 2502
Renda: R$ 37500,00