Estão envolvidos na ação 170 fiscais e 350 agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde. A diretora de Vigilância em Saúde, Cristina Naval, ressalta que em cada região haverá visitas casa a casa, bloqueio focal e uso do fumacê.
“É uma ação intersetorial onde está envolvida toda a fiscalização da prefeitura de Goiânia, sendo estes os fiscais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEN), da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (SEPLAM), e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA)”, explica a diretora.
Em 2010 foram registrados mais de 43 mil casos de dengue na capital, com 19 óbitos. Na primeira semana de janeiro deste ano foram registrados cerca de 380 casos.Cristina Naval explica que os estabelecimentos que já foram notificados poderão ser penalizados com multas que chegam até mil reais.
“Durante essa intensificação, os responsáveis pelos imóveis serão vão ser notificados caso verifique uma situação irregular para a criação do mosquito da dengue” avisa Cristina. “No dia 27/01 os imóveis que foram notificados serão novamente vistoriados, e se não cumprirem com o estabelecido serão penalizados com advertências, interdição, ou multas”, completa a diretora.