“Já houve atuações com base nessa lei, mas normalmente são autuações com pequenas multas, porque como primeiramente o indivíduo tem que ser notificado e conhecer o porquê que ele está sendo notificado”, explicou ela, em entrevista ao repórter da RÁDIO 730, Samuel Straioto.
Segundo ela, após a notificação, um prazo é dado para que o problema seja resolvido. “Dependendo de cada fiscalização tem os seus ritos processuais, então tem prazos que variam de 24 horas e por até períodos mais extensos. No caso de não resolver o problema, aí sim ele é penalizado com a multa, ou outro tipo de penalidade que pode ir desde a advertência até a própria interdição do estabelecimento”, disse Cristina.
Visitas agendadas
A aplicação desta resolução faz parte das ações para diminuir o número de criadouros do mosquito da dengue em Goiânia. Cristina Laval ressaltou que a Secretaria de Saúde tem procurado também fazer agendamentos de visitas com moradores de acordo com a disponibilidade, para que seja facilitado o trabalho dos agentes.
“Os nosso agentes deixam na residência, ou no estabelecimento, uma notificação de que eles estiveram ali, e pedem então para o morador, ou proprietário, responsável pelo imóvel, para entrar em contato e agendar a entrevista. Nós temos feito isso mais sitematicamente desde agosto de 2010 para cá, e a gente tem conseguido reduzir o índice de pendências”, lembrou.