JOSÉ CARLOS LOPES – A Comissão de Atletas que vai compor a Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Handebol ( CBHb) foi eleita no último domingo (16). A eleição atendeu a um dispositivo legal que modificou o artigo 18 da Lei Pelé ( 9.615/98) que prevê a participação dos atletas no âmbito dos órgãos e conselhos técnicos incumbidos da aprovação de regulamentos das competições, bem como das eleições para os cargos diretivos das entidades.
A eleição foi acirrada. Foi realizada uma campanha em nível nacional com divulgação das propostas dos dos candidatos. Houve até publicações acusatórias nas redes sociais. 788 eleitores participaram da votação.
A atleta goiana Amanda Souza, do Força Atlética, foi a mais votada no feminino. Ela obteve 475 votos. Amanda derrotou concorrentes famosas como Duda que teve apenas 192, além de Babi e Mayara. Aliás, das famosas só se elegeu Patrícia Scheppa do Beach Handball.
No masculino Thiagus Petrus, craque do Barcelona, teve apenas 163 votos contra 618 do veterano atleta Cebola do Cascavel. Rogério Moraes, campeão da Champions Legue também não se elegeu.
No Handebol as 16 vagas para a comissão de atletas foram assim divididas: handebol indoor (8); Beach Handball (6); inativos (2).
A atleta goiana Amanda Souza é natural de Mineiros e está há quatro anos na Força Atlética, onde disputa a liga nacional. Amanda já foi convocada uma vez para a Seleção para um período de treinamentos.
Ainda empolgada com a expressiva votação, Amanda comentou a sua eleição: “Eu fui surpreendida, não esperava ter essa quantidade de votos. E agora é trabalhar pela melhoria do nosso handebol”.
A partir de agora ela representará o Estado de Goiás nas Assembleias geral e extraordinárias da CBHb. O outro representante é o presidente da Federação Goiana de Handebol, Junio Augusto de Souza.
Para ele a eleição de Amanda para comissão de atletas da CBHb foi positivo: “Em todo local onde tem mais pessoas para opinarem e verificarem o que está sendo feito, torna o processo mais legítimo. Isso é importante em todos os segmentos”, afirmou Junio.
O presidente destacou ainda: “O fato da Amanda ter sido a mais votada demonstra duas coisas: Goiás é bem visto no Brasil e está bem cotado pelos trabalhos que estão sendo realizados aqui pela federação e clubes; e segundo, a responsabilidade que a Amanda assume ao deixar de pensar só na bola para começar a pensar também em todo o processo esportivo que envolve a modalidade”.
Como membro da comissão de atletas pelo período de quatro anos, Amanda vai tomar posições na Confederação Brasileira de Handebol, como votar na aprovação ou rejeição de contas da diretoria da entidade, aprovação de regulamentos, bem como votar na escolha da nova diretoria da entidade.