Os dispositivos móveis tornaram-se parte integrante de muitas pessoas no dia a dia. Eles permitem que se trabalhe em qualquer lugar, e que se mantenha o contato com amigos e a família.

No entanto a popularidade desses dispositivos abriu as portas para alguns riscos graves, incluindo a perda de dinheiro e de informações pessoais. 

Segundo informações do McAfee Labs™, o ano de 2011 será um “divisor de águas”, em que será visto ameaças a dispositivos móveis crescerem de forma significativa, atingindo uma série de plataformas. 

Os dispositivos móveis também são facilmente perdidos ou roubados, podendo colocar as informações contidas neles nas mãos de cibercriminosos. 

Quanto mais aparelhos como smartphones aumentam em sofisticação, permitindo que as pessoas comprem ou façam transações bancárias pela Internet, eles também abrem a porta para a perda de dados ainda mais críticos como números e senhas de cartão de crédito.

Quando o aparelho é perdido ou roubado, o usuário não tem somente que pagar para substituir o hardware, mas também pode ter seus contatos, informações e fotos disponíveis para ações mal-intencionadas. Por isso, o backup das informações é importante.

Em caso de roubo, as informações pessoais podem acabar nas mãos de cibercriminosos, a menos que o usuário tome as medidas para proteger as suas informações, como contratar um serviço que permita o bloqueio do aparelho e a exclusão das informações de maneira remota.

O usuário deve tomar cuidado para não estabelecer uma conexão sem fio que não seja segura com seu dispositivo móvel, pois qualquer informação que for enviada poderá ser acessada por cibercriminosos, incluindo as senhas digitadas em acessos à Internet Banking ou transações on-line. 

O download de aplicativos no dispositivo móvel também pode ser outro risco, já que os aplicativos móveis podem ser usados para acessar as informações pessoais e os detalhes de uma conta.

Para evitar prejuízos, as dicas são: 

• Use uma senha para bloquear o aparelho;

• Ao se conectar à Internet via Wi-Fi, certificar o uso de uma conexão segura;

• Não armazenar informações pessoais, como senhas e números de contas, em seu aparelho, e nunca permita que os aplicativos “lembrem” seus nomes de usuário e senhas. Evitar manter senhas pessoais em um único dispositivo e utilizá-lo para armazenar informações financeiras, como números de cartões de crédito e de conta bancária;

• Faça download apenas de aplicativos de fornecedores específicos e conhecidos, como a loja iTunes ou a loja Android, e verifique a política de privacidade do aplicativo antes de fazer o download, para verificar se suas informações serão compartilhadas;

• Faça cópias de segurança de informações essenciais. Para proteção contra a perda de dados, o ideal é utilizar um software comum para cópias de segurança, a fim de garantir que todas as informações essenciais e arquivos pessoais estejam seguros em caso de emergência;

• Quando você sair de onde estiver, nunca deixe seu dispositivo móvel longe de você. Se o deixar no local, levará apenas alguns segundos para que seja levado por alguém.