Sagres em OFF
Rubens Salomão

Lançado por Iris ao governo, Mendanha sonha com Senado

Prestes a ser reeleito com facilidade, ao que tudo indica, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), tenta consolidar passos na direção de se tornar uma liderança política de abrangência estadual. Mesmo antes de ser aconselhado por Iris Rezende a se “preparar” para governar o estado a partir do fim do próximo mandato, em 2024, Mendanha já apresentava entre amigos – e com discrição, o desejo de se candidatar ao Senado em 2022.

Por enquanto, o prefeito de Aparecida prefere desconversar publicamente sobre objetivos futuros e diz manter foco na disputa municipal. No entanto, as idas e vindas na escolha do candidato a vice neste ano e a rejeição a Veter Martins deixam clara a cautela para selecionar alguém fiel ao grupo emedebista para assumir nos dois últimos anos de gestão.

Apesar da amizade com Gustavo, Veter (PSD) compõe grupo liderado por Vilmar Rocha e Vanderlan Cardoso, que deverá seguir em lado oposto ao de Mendanha em 2022.

Ouça a coluna Sagres em Off:

Ciúme de Fé

O deputado federal Francisco Júnior organizou e o candidato Vanderlan Cardoso se reuniu ontem (20) com padres e diáconos de Goiânia, que reclamaram da falta de afagos da gestão de Iris Rezende (MDB).

Comparação

Durante a reunião, os católicos compararam o tratamento dispensado no Paço às pautas de evangélicos e criticaram o fato de sequer serem atendimentos para adiantar demandas como, por exemplo, a regularização de áreas de igrejas na cidade.

O tal legado

Vanderlan evitou fazer coro às críticas contra Iris, mas se comprometeu a verificar a situação e ajudar, caso seja eleito.

Confronto direto

O principal debate da campanha de Goiânia no primeiro turno será realizado de forma remota, pela internet. O Sistema Sagres de Comunicação tem na agenda o confronto entre prefeitáveis em dois dias: quarta e quinta-feira da próxima semana, às 7h30.

Interrogação

O candidato Maguito Vilela (MDB) estará no prazo de 14 dias de isolamento, depois do resultado positivo para covid-19, recebido ontem (20). A equipe do emedebista se reuniu e “avalia todos os cenários” para possível participação no debate.

Consumo interno

O ex-governador Marconi Perillo voltou a participar de evento político em Goiás pela primeira vez, desde a derrota acachapante e prisão pela PF em 2018. Discursou na última noite em evento da campanha de Talles Barreto a prefeito de Goiânia.

Ambiente controlado

A escolha, no entanto, foi realizar reunião fechada, com cerca de 100 pessoas, e – pasmem – sem qualquer transmissão nas redes sociais. Marconistas afirmam se tratar de um teste para a reapresentação da imagem de Marconi.

AMBROSIAS

O doce continua fora do cardápio do Palácio das Esmeraldas, ao menos por enquanto, quando o assunto é a corrida para retomar a maioria confortável do governo de Ronaldo Caiado na Assembleia Legislativa.

Compasso de espera

Os articuladores caiadistas e o próprio governador mantêm contato com os aliados desgarrados, mas aguarda a conclusão das eleições municipais para incluir os suplentes que poderão assumir na Alego, com a eleição de deputados candidatos.

Doce político

A ambrosia é símbolo, há décadas, dos acordos fechados no Palácio das Esmeraldas e é quadro eventual desta Coluna.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.