Os brasileiros nunca beberam tanto café. O Brasil é o maior produtor e o segundo maior consumidor do produto.

O consumo per capita de café torrado atingiu uma marca histórica e quebrou o recorde registrado há 45 anos. 

Os 4,81 kg por habitante registrado em 2010 superam os 4,72 kg informados em 1965. Um terço de todo café bebido no mundo vem do Brasil. 

O diretor executivo da Associação Brasileira de Indústria de Café (Abic) Nathan Herskowicz, explica a supremacia brasileira no mercado internacional.

“Na safra de 2010 foram 48 milhões de sacas de café, o segundo maior produtor fez 17 milhões de sacas de café, o que mostra que o Brasil é o grande líder mundial na produção. Temos 33% do mercado mundial”, relata.

Em média cada brasileiro consome 81 litros de café por ano. O presidente da Abic explica o que pode influenciar na produção e no preparo da bebida. 

“Clima, tempo, chuvas, variação de temperatura entre o dia e a noite, a variedade do regime do solo, a moagem adequada e até como saber preparar o café dentro de casa”.

A delegada do Conselho Regional de Nutricionistas, Andréia Carneiro explica que o café, apesar de saboroso, deve ser consumido dom moderação por ter a cafeína.

“O café tem uma substância que é estimulante natural, que é a cafeína, o que combate o sono, e ajuda a pessoa a ficar mais agitada, podendo aumentar a pressão arterial. Precisamos ponderar sobre a questão de o café ser mal ou bom. O excesso prejudica”, afirma.