Particularmente em clássicos eu adoro rivalidade. Eu adoro provocações, jogadas ríspidas e os jogadores emanando disposição e raça, conduzindo ao torcedor 90 minutos de cânticos incentivando os atletas dentro da campo. No clássico de domingo, o Atlético continuou com a mesma tranquilidade que antecedia o jogo. O torcedor pouco compareceu e só deu 7 mil por causa das notas fiscais. O único que fez a parte dele nestes ingredientes foi o Vila Nova. Jogou, correu, brigou, se atirou e quis vencer. Parabéns aos colorados e tomara que Paulo Cesar e Luizinho continuem apresentando o mesmo futebol, que não se restrinjam a uma boa primeira impressão. A vitória vilanovense me parece que deixou todos felizes: O campeonato ficou menos polarizado, os colorados comemoraram o fim do tabu de oito anos e os rubro-negros não ficaram dos mais desanimados.
Com muita tranquilidade, o time pouco conseguiu chegar ao gol de Michel Alves, particularmente não me lembro de nenhuma defesa difícil do goleiro vilanovense, em compensação, Márcio praticou belas defesas. Adriano ainda não é o mesmo do ano passado, mas já começou a descer ao ataque com maior frequência e realizar cruzamentos.
O atleticano pouco produziu e pouco foi acionado. Marcão e Juninho ficaram no quase. Preto e Keninha tiveram dificuldades em sair da marcação adversária. Pituca e Agenor sofreram para parar David e Paulo Cesar. Gostei da personalidade do Elvis que não fugiu do jogo.
A declaração que mais chamou a atenção foi a do vice-presidente do Atlético, Maurício Sampaio. Ele cai na graça do torcedor porque não tem floreios e não alivia para ninguém. A comissão técnica cedeu com a redução do tempo na concentração e momentos de confraternização com as famílias. Ótimo, uma idéia interessante, mas clássico é clássico. Relaxamento não foi a melhor opção antes de um jogo como este. Os jogadores garantem que não, mas todos perceberam que existia um excesso de tranquilidade. Quanto a concentrações, este artifício é mais pela conduta de alguns jogadores a realmente uma necessidade. Na Europa os jogadores se apresentam no dia do jogo e pronto. Mas cada um na sua cultura. Eu só espero que esta tranquilidade não venha para Curitiba.
COPA DO BRASIL
O Atlético realiza agora pela manhã a última atividade antes da viagem para Curitiba. Já estou no Paraná para acompanhar este jogo ao lado de Ronair Mendes. Felipe continua de fora se recuperando da lesão muscular. Anailson já treina fisicamente, correu em volta do gramado mas também continua fora. O volante Ramalho ainda com dores no tornozelo segue realizando tratamento/fortalecimento. O jogador acabou sofrendo uma inflamação no local e por isso não virá a Curitiba. Mais tarde eu volto com impressões do treinamento do Coxa e mais informações do Atlético.
Hoje tem a reunião com o Marcelo Campos Pinto. Vamos ver o resultado de mais uma negociação.
SERRA DOURADA
No domingo, a administração do Estádio Serra Dourada deu mais uma demonstração que veremos uma nova realidade em nosso maior palco. Depois das reformas nos placares eletrônicos com a substituição das lâmpadas queimadas e voltou a funcionar o outdoor móvel no próprio placar. O gramado está sendo bem cuidado e não apresenta mais as irregularidades que vimos na temporada passada.
Quanto ao torcedor virá mais conforto. A reforma do Serra Dourada foi dividida em partes e está distribuída pelos quatro anos do mandato do governador Marconi Perillo. A primeira parte já possui 700 mil reais liberados para iniciar as obras para receber o jogo da seleção brasileira. Todos os assentos serão substituídos e na arquibancada também terá encosto.
Está previsto melhoria nos acessos dos torcedores dentro do estádio, setorização do assentos (e assim diferenciação nos valores por exemplo atrás do gol e meio campo) e dificuldade de contato entre os torcedores, facilitando a segurança nos jogos.
Ainda há melhoria e expansão nas cabines de rádio, criação de camarotes e modernização do espaço. Espero sinceramente que saia da “promessa de político”. Eu já cansei de ouvir isto, mas como esta administração tem feito modificações, espero que continue no mesmo ritmo.