Manter as ruas e vias públicas limpas é um dever apenas do poder público? Em entrevista à Sagres TV, a ambientalista Adjane Damasceno esclarece essa questão.

“O poder público presta esse serviço, mas é nossa função colaborar para que ele possa ter uma manutenção. Muita gente fala ‘eu vou jogar o papel no chão porque alguém vai recolher’. Nós somos 7 bilhões em todo o mundo, se cada um joga um papel no chão, fica impossível que a gente tenha uma qualidade ambiental”, afirma.

Viver em sociedade exige responsabilidades, entre elas o cuidado com os espaços de uso comum. Mais que obras do poder público, atitudes individuais também fazem a diferença. Segundo Aline Damasceno, quando se trata de resíduos, tudo está relacionado, desde o meio ambiente até a segurança pública.

“Pode acontecer um acidente com a presença desse material na rua, por exemplo. Se a cidade possui pontos turísticos, as pessoas querem que este ponto esteja limpo, com a manutenção adequada, para que elas possam visitar”, enumera.

Um dos fatores mais importantes para a destinação correta de resíduos é a coleta seletiva. “O nosso papel como cidadão é, a gente gerou o resíduo, vai acondicionar corretamente e disponibilizar para que a coleta seja realizada”, aponta.

Confira a entrevista na íntegra