A intenção da reunião foi propor aumento do número de prefeitos participantes no Conselho, e também mudanças nos critérios para definição dos índices. “Mais cabeças pensando, é lógico que se praticará mais justiça com a distribuição do ICMS para os municípios”, defendeu o presidente da AGM, Márcio Cecílio, em entrevista ao repórter da RÁDIO 730, Marcos Cipriano.
O presidente da Frente de Mobilização Municipalista, Gilmar Alves, também ressaltou a necessidade do aumento da representação de prefeitos. “O Coíndice é feito exclusivamente para distribuir os recursos de ICMS para os municípios, interessa principalmente aos prefeitos, não interessa ao estado, a nenhum outro órgão governamental, então nada melhor do que os prefeitos estarem mais bem representados”, complementou Gilmar.
“Na última Assembleia do Coindice deu muita discussão, muita insatisfação, então nós queremos, além disso, que o Conselho nomeie o Secretário Executivo do Coindice, que é um profissional da Secretaria da Fazenda para que ele realmente possa dar respaldo aos prefeitos, aos membros do Conselho, dos números e de todo o trâmite pra definir aí esses índices do Coindice”, concluiu o presidente da FMM.
O deputado Joaquim de Castro (PPS) se comprometeu a apresentar um projeto com as sugestões dos prefeitos. “Nada mais justo do que os municípios deliberar nos recursos que tem, na forma de distribuição, para que seja mais justo e transparente”, avaliou o deputado.