A Comissão de Especial de Investigação (CEI) sobre os reajustes dos preços dos combustíveis em Goiânia deve ser instalada até a próxima sexta-feira (08). O líder do prefeito na Câmara Municipal, e autor do requerimento que pede a instalação da CEI, Djalma Araújo, do PT, disse que a composição da Comissão será feita amanhã.
“A CEI terá três focos inicialmente: nós queremos investigar a adulteração da gasolina, a alta dos preços da gasolina, os cartéis, e inclusive as bombas de gasolina no município de Goiânia, porque há denúncias também de fraude”, explicou Djalma, em entrevista ao repórter da RÁDIO 730, Frederico Jotabê.
Segundo o petista, em 90 dias CEI apresentará o relatório ao Ministério Público. Entretanto, Djalma já garante que há cartel na comercialização dos combustíveis na cidade. “É um cartel mafioso contra o cidadão, não tem regulação a nível nacional, e aumenta os preços do jeito que quiserem. O aumento dos preços da gasolina é o aumento do preço do feijão, do arroz, começa uma cadeia de aumento dos preços em todos os setores da sociedade”, declarou.
Djalma fez questão de ressaltar que a Comissão tem poder de polícia e que serão convocados representantes das usinas de etanol, assim como os proprietários de revendas dos combustíveis. O líder do prefeito na Câmara Municipal afirmou que a CEI terá um número de telefone para denúncias sobre a existência de fraudes nas bombas, adulteração de combustível e cartel.
“Vai ter um telefone direto com a sociedade para a sociedade se manifestar. Existe adulteração de gasolina em Goiânia, isso já foi provado. Existem, inclusive, fraudes nas bombas. Você vai lá com 50 litros e sai com 49”, exemplificou Djalma Araújo.