Durante a assembléia geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), realizada na última quarta-feira, no Rio de Janeiro, a Federação Piauiense de Futebol (FPF) foi suspensa, até que se esclareça o processo eleitoral da entidade.
Até que a situação seja resolvida, nenhum clube do Piauí poderá disputar qualquer competição organizada pela CBF. As transferências de jogadores para o futebol do estado também estão suspensas temporariamente.
O Caso
Em dezembro do ano passado, o então presidente da FPF, Joaquim Lula Ferreira, venceu as eleições contra seu opositor, Cesarino Oliveira Souza, por 14 a 13. O grupo que perdeu ingressou na justiça piauiense, pedindo a impugnação da chapa vencedora, pois Lula Ferreira não havia prestado contas dos exercícios de 2008 e 2009. O processo foi acatado pela justiça comum do Piauí. Então, Cesarino assumiu a FPF.
Segundo Cesarino, a CBF tinha conhecimento que ele estava no comando da FPF desde o dia 10 de janeiro deste ano. Mas somente ontem, atendendo um pedido do ex-presidente, Lula Ferreira, suspendeu a entidade e bloqueou o Boletim Informativo Diário para o estado.
Hoje, o Piauí não tem nenhum time nas três principais divisões do futebol brasileiro. O estado tem direito a uma vaga na Série D, do Brasileirão.