O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) inicia a partir da próxima segunda-feira (11) o recadastramento biométrico dos 930 mil eleitores de Goiânia. O processo será feito na Central de Atendimento ao Eleitor, na avenida Mutirão, no Setor Marista, além de três unidade da Vapt-Vupt, no Banana Shopping, Araguaia Shopping, e Praça A, em Campinas.

Na Central do Eleitor, o atendimento vai ocorrer de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nas unidades do Vapt-Vupt, o horário será de 7 às 19 horas , de segunda a sábado. O TRE estima que dure até 20 minutos o processo de recadastramento biométrico de cada eleitor. Na próxima sexta-feira, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowiski, virá a Goiânia para o lançamento oficial do novo sistema.

“O eleitor vai comparecer, e vai passar por uma triagem. Feita essa triagem ele vai para os guichês de recadastramento. Estando tudo pronto, no sistema ele vai ter atualizado todos os seus dados, e vamos colher a assinatura digital. Ele vai receber uma senha em sequência que vai para o Kit biométrico, onde serão acolhidas as impressões digitais e a fotografia. Encerrando esse passo ele já pega o seu título de eleitor na mesma hora”, explica o juiz eleitoral, Enyon Artur Fleury de Lemos, um dos coordenadores do recadastramento biométrico em Goiânia.

Segundo o juiz, os eleitores com situação irregular serão encaminhada à sua zona eleitoral. A meta do TRE é recadastrar 100% dos eleitores até primeiro de março de 2012. No entanto, caso não seja alcançado 80% dos eleitores de Goiânia, a recomendação do Tribunal Superior Eleitoral é realizar a eleição do próximo ano sem a identificação por meio da digital.

“É uma previsão de 80%, mas não estamos nem contando com isso, pretendemos atingir o máximo, se possível 100%. Se não atingir, há uma recomendação do TSE para que a eleição não siga no ritmo biométrico”, informou Enyon.