O técnico PC Gusmão teve uma semana para trabalhar a equipe para o jogo de reestreia contra a Aparecidense, nesta segunda-feira, as 21h, no estádio Serra Dourada. Como principal diferença, além do estilo de postura, será na movimentação dos jogadores dentro de campo. Muito mais aplicados, melhor posicionados e um time mais eficiente que bonito. Esta serão as características inicias do Atlético.
O ressurgimento atleticano foi marcado por jogos com muitos gols, extremamente ofensivos e com um toque de bola de encher os olhos. A condição é outra. A preparação é para o Brasileiro, onde o buraco mais embaixo e o Atlético é pequeno. Aos poucos, o time foi perdendo esta característica ao longo do período e o time vive esta transição.
Embora tenha a melhor defesa do Goianão, esta ainda é bastante criticada, e com toda a razão. Não pelos gols sofridos, mas pela forma insistente em tomar gols de bolas aéreas. PC Gusmão tem intensificado sua atenção neste quesito. Afinal foram nove gols em 24 no ano.
ESTREANTE
Assim que chegou, o PC já se animou com a presença do meia Vitor Junior no grupo rubro-negro. E essa satisfação se apresenta nos treinos. O meia assumiu a condição de titular, vem trabalhando bem e se apresentando com uma possibilidade de velocidade e qualidade tática para a parte ofensiva rubro-negra.
Enquanto isso, no gol. Roberto faz o primeiro jogo como profissional. Ele demonstra bastante ansiedade em vestir a camisa do Atlético e ter a primeira oportunidade com o técnico PC Gusmão, nesta nova era, nesta vida nova.
O relacionados para o jogo são: Roberto e João Carlos (goleiros), Victor Ferraz, Adriano, Carlinhos (laterais), Paulo Henrique, Jairo, Bernardo e Anderson (zagueiro), Agenor, Romulo e Ramalho (volante), Vitor Jr, Keninha, Bida e Preto (meias), Marcão, Diogo Campos e Juninho (atacantes).
DÚVIDA
Assim como vem acontecendo nesta temporada, o time vem sofrendo sem opções na lateral esquerda. Com o Thiago Feltri que reclamou mais uma vez de dores musculares na mesma coxa, PC Gusmão fica sem opção. Victor Ferraz começou a treinar e sentiu o tornozelo. Carlinhos treinou um pouco. Welthon foi testado na posição e pode ser convocado as pressas.
Além de Feltri, o atacante Josiel voltou a sentir dores na coxa direita e segue realizando tratamento. A boa notícia é que o atacante Felipe treinou normalmente. Não foi relacionado para o duelo de segunda, mas fica a disposição para a última rodada do Goianão.
DIREITOS DE TV
Não vou falar que o Atlético fechou o contrato ou não. O acordo já foi selado, falta apenas a assinatura e a oficialização. O clube já enviou a documentação necessária. Mas o que me chama a atenção foi a reportagem que li na revista Placar.
Na Itália, por exigência do governo, a partir desta temporada a venda passou a ser coletiva. Hoje 40% da receita é repartida, 30% é destinada aos clubes e 30 % dividida por desempenho na temporada passada.
Na Inglaterra, a metade é divida entre as equipes, 25% são distribuídos de acordo com o desempenho no ano anterior e outros 25% privilegia as equipes com maior audiência (maior venda de pay-per view). Na liga Espanhola, alemã e francesa, seguem o método que o Brasil está copiando e monopolizam o futebol “nos pés” de poucos clubes.