R$ 500 mil mensais. Esse é o gasto da Metrobus apenas em manutenção dos veículos que ficam parados na oficina da empresa. A média de ônibus que vão para o conserto é de 15 por dia. Para resolver este e outros problemas, a Metrobus pretende investir R$ 120 milhões no Eixo-Anhanguera, cerca de R$ 90 milhões ainda este ano, de acordo com o presidente da empresa, Carlos Maranhão.
“Uma parte a gente ainda vai pagar esse ano, por exemplo, R$ 80 milhões desses R$ 120 milhões vão ser usados nos ônibus, que vamos comprar, mas vamos financiar, vamos pagar ao longo de cinco anos”, disse. “Os terminais serão feitos pelo menos três esse ano ainda, e o restante no ano que vem”, complementou. Carlos Maranhão também revelou que parte do valor também será utilizada na extensão do Eixo.
“Nós devemos começar no segundo semestre, mas devemos levar de um ano e meio a dois anos pelo menos para concluir todas as três extensões”, afirmou. Um novo edital foi aberto para a aquisição de 90 novos ônibus, para trocar a frota do Eixo Anhanguera. O presidente da Mebrobus reforçou a necessidade de substituir os veículos.
“Nós vamos reformar toda a frota do Eixo-Anhanguera que já tem mais de 12 anos e é responsável em grande parte pelo desconforto, e pela qualidade ruim de transporte para as pessoas”, avaliou. “Está na hora de aposentar esses ônibus mesmo”, declarou
Diretor
O novo diretor administrativo da Metrobus, Hugo Dourado de Campos, tomou posse nesta segunda-feira (11), e já demonstrou sua satisfação com as expectativas de investimentos para a empresa. “É um bom momento para a Metrobus e para o transporte coletivo de um modo geral, existe um projeto de expansão que na medida do possível estaremos implantando, até porque acho que a Metrobus começa um momento de crescimento”, comentou.