Nesta manhã o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) apresentou o balanço das eleições municipais 2020 em Goiás. O presidente do TRE, desembargador Leonardo Crispim destacou que a pandemia pode ter sido a grande responsável pelo alto número de abstenção dos votos.
“A pandemia de uma certa forma deixou os eleitores preocupados e isso trouxe um aumento muito grande na abstenção. Se olhar o pessoal que tem mais de 70 anos, muitos desses eleitores deixaram de comparecer às urnas”, explica.
Goiânia foi a cidade brasileira com maior índice de abstenção nesta fase da eleição, na ordem de 36,75%. Fora o grupo que não tem a obrigatoriedade de votar, aqueles que não compareceram às urnas tem até 60 dias para justiçar a ausência junto a justiça eleitoral, como explica o presidente do TRE.
“Pode justificar pelo Justifica, pelo e-Título, pode comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral para justificar. Não justificando nesse período ele vai pagar uma multa por eleição de R$ 3,51”, esclarece, sendo o que valor corresponde a cada turno não justificado.
Na coletiva a Polícia Militar, que também estava presente, avaliou os números de registros de crimes eleitorais com muito baixos e destacou que neste segundo turno não houve nenhum registro de crime eleitoral e nem prisões.
“No primeiro turno tivemos 133 TCOs lavrados e 35 autos de prisão em flagrante lavrados nos 246 municípios. No segundo turno em Goiânia e Anápolis nenhum registro de crime eleitoral foi feito pela Polícia Militar”, afirma o Major Dallbian Guimarães.