Acontece nesta sexta (11) e sábado (12) o USP Game Link, um evento para promover a aproximação da universidade, da indústria e de grupos desenvolvedores independentes de jogos, tudo totalmente on-line com transmissão nesse link.
Em entrevista ao Sagres em Tom Maior #161, o professor e idealizador do USP Game Link, explica a importândia do desenvolvimento de jogos, que vão desde o puro entretenimento até a imersão no mundo virtual.
“Essa área do desenvolvimento de jogos tem tanto a parte do entretenimento e tem a parte dos jogos sérios que o pessoal chama de serious games na comunidade científica internacional, que é uma área bastante voltada ao uso de imersão que os jogos proporcionam”, esclarece.
De acordo com Cláudio Toledo, atualmente os jogos podem ajudar inclusive quem possui dificuldade com movimentos ou coordenação motora.
“Uma criança jogando esquece da vida. Imagine um paciente que tem um problema de habilidade motora, e através de um joguinho, esquece daquela situação envolvida nele e começa a interagir com o jogo fazendo os movimentos que um fisioterapeuta ou um ortopedista quer”, afirma.
Neste primeiro dia, as atividades terão início com a 5ª edição da Mostra de Jogos do ICMC, que exibirá os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da disciplina optativa Introdução ao Desenvolvimento de Jogos, ministrada no ICMC. Também serão expostas criações do grupo de extensão Fellowship of The Game (FoG) e de outros desenvolvedores nacionais.
Já no sábado, dia 12, acontecerão as palestras com convidados importantes da indústria de jogos de São Carlos e do Brasil. Todo o evento será gratuito e totalmente on-line, com transmissão pelo canal do FoG no Youtube: FellowshipoftheGame. Não é preciso realizar inscrição e haverá emissão de certificados de participação pelo ICMC.
Organizado pelo FoG, o evento é uma das maiores iniciativas da área no interior de São Paulo. A ideia surgiu em 2016, quando foi organizada a primeira mostra de jogos em comemoração à criação de um curso piloto no ICMC. No evento, os alunos apresentam os jogos desenvolvidos durante a disciplina, que ficam disponíveis para os participantes jogarem.
Assista à entrevista a seguir no STM #161