O governador Marconi Perillo assinou o protocolo de intenção com a Suzuki Veículos do Brasil que prevê a instalação da fábrica no município de Itumbiara.
A montadora, que deve entrar em operação no final de 2012, terá capacidade de produção de sete mil veículos/ano.
Com investimentos na ordem de R$ 100 milhões, e geração de 600 empregos na fase inicial de implantação, o primeiro veículo que a montadora vai fabricar em solo goiano será o esportivo Jimny, um compacto 4×4.
Goiás no pólo da produção
Ao dar boas vindas à empresa japonesa, o governador classificou como dia histórico para Goiás, visto que a instalação da Suzuki, segundo Marconi Perillo, mudará sensivelmente o cenário econômico do Estado, cuja economia passa do estágio de grande produtor de commodities para se consolidar como novo pólo de geração de tecnologias de ponta.
“É a incorporação de Goiás entre os Estados que mais atenção deu ao setor automobilístico, às montadoras, e Goiás a partir de agora se insere no hall dos Estados mais importantes na fabricação de veículos”.
Segundo o governador, Goiás disputou a Suzuki com Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais, mas prevaleceram os critérios técnicos, a credibilidade do governo de Goiás, e a localização geográfica privilegiada de Itumbiara, além da logística oferecida pelo Estado.
Destaque da região centro-oeste
O presidente da Suzuki no Brasil, Luiz Rosenfeld, observou que mais importante que os números iniciais da empresa em termos de geração de empregos e produção, é plantar a semente.
Segundo ele, todas as montadoras do mundo estão olhando para o Brasil. A opção por Goiás, segundo o presidente, foi técnica, mas pesaram muito as garantias dadas pelo governo de Goiás por meio dos incentivos fiscais.
“Nós acreditamos muito no centro-oeste, e o governo deu todo o apoio e acreditamos que vai continuar o processo de descentralização do Brasil, e o centro-oeste e uma posição estratégica para evolução de demanda principalmente de produtos de uso rural e 4×4”.
Presente para Itumbiara
O prefeito de Itumbiara José Gomes da Rocha (PP) afirmou que a ida da Suzuki para a cidade foi o maior presente que recebeu em vida. Ele destacou o esforço do governo para garantir a unidade de produção naquela cidade.
Segundo ele, Itumbiara entra definitivamente para o mapa do mundo.
“Teve um determinado momento que o governador de Goiás teve um papel muito importante, quando começaram a dizer que a Suzuki poderia não vir para o Estado de Goiás. Precisa se juntar as forças, e se a Suzuki fosse para o Rio de Janeiro ou Brasília, seria melhor que ela fosse para Catalão, ou Senador Canedo, qualquer cidade do Estado de Goiás”.
A Suzuki
Quarta maior fábrica japonesa de automóveis, a Suzuki figura entre as dez maiores empresas do mundo, presente no mercado a mais de 100 anos.
A unidade de Itumbiara será a primeira do Brasil. A empresa já produziu mais de 40 milhões de unidades em 196 países e pretende expandir sua atuação no Brasil.
A marca conta com 15 fábricas de carros no mundo, e produziu no ano passado 2,8 milhões de veículos.