Sagres em OFF
Rubens Salomão

Ronaldo Caiado mantém neutralidade pública e DEM decide abandonar Rodrigo Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ainda tentou na última semana fazer apelo ao governador Ronaldo Caiado para conseguir os dois votos de deputados federais do DEM a seu candidato na disputa à Mesa Diretora da Casa.

Sem sucesso, Maia perdeu mais do que a possível manifestação de José Mario Schreiner e Zacharias Calil, porque o próprio partido decidiu neste domingo manter a neutralidade na eleição disputada entre Baleia Rossi (MDB/SP), apoiado por Maia, e Arthur Lira (PP/AL), que trabalha com apoio e envolvimento direto do governo de Jair Bolsonaro.

A proximidade de Caiado com o Bolsonaro pesou mais nas articulações internas no partido e o governador, publicamente, não manifestou preferência na disputa. Nos bastidores, no entanto, trabalhou para conquistar votos para o governista Arthur Lira, como confirmou na última semana o deputado Glaustin da Fokus (PSC), em entrevista ao Sistema Sagres.

Até que na véspera da eleição, marcada para às 19h desta segunda-feira (01), o DEM decidiu ficar isento na disputa, em decisão que evidencia a perda de capital político de Maia. A decisão ocorreu por unanimidade em reunião realizada na última noite, na sede do partido, em Brasília (DF).

Foto: Ronaldo Caiado recebeu o amigo Rodrigo Maia no Palácio das Esmeraldas, em 2019. (Crédito: Divulgação)

Nomes

A proposta de ficar isento na disputa partiu do presidente do partido, ACM Neto (BA), e teve a anuência de nomes importantes na legenda, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o ex-governador de Pernambuco Mendonça Filho e o ex-senador José Agripino.

Para depois

Enquanto as definições para eleição de presidentes da Câmara e no Senado, deputados e senadores antecipam em conversas internas pautas que deverão ser prioridade em 2021. Além das reformas e ações de combate aos impactos da pandemia, já está forte o debate em relação a mudanças nas regras da eleições, principalmente o retorno das coligações proporcionais.

Saldo negativo

O enfraquecimento de médios e pequenos partidos observador na primeira eleição sem as coligações, nos municípios em 2020, assustou parlamentares, principalmente do Centrão. Avaliação é de que a nova regra pode aumentar as chances de muitos não conseguirem a reeleição em 2022.

Reforma

O governo estadual deve marcar para esta semana a posse de novo auxiliar de primeiro escalão. A troca no comando da Codego integra o processo gradativo de reforma realizada pelo governador Ronaldo Caiado. O ex-prefeito de Goianésia, Renato de Castro, aceitou o convite e substituirá Hugo Goldfeld, que assumiu o lugar do ex-prefeito de Santa Terezinha de Goiás, Marcos Cabral.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.