Sagres em OFF
Rubens Salomão

Meirelles troca MDB por PSD e pretende disputar vaga para o Senado por Goiás

Depois de voltar ao MDB para disputar a presidência da República em 2018, o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmou neste fim de semana novo retorno em sua carreira política. O anapolino se filiou ao PSD, partido a que ficou filiado por mais tempo: foram sete anos entre 2011 e 2018, agora com o objetivo de se candidatar ao Senado por Goiás na próxima eleição de 2022, quando uma vaga estará em disputa.

“Fui convidado a voltar ao PSD, partido do qual sou um dos fundadores.  Decidi aceitar. Voltei ao partido para construir uma agenda social democrata, que é o que o país precisa neste momento”, afirmou Meirelles. Antes de fundar o PSD, Meirelles se apresentou para projeto ao governo Goiás pelo PMDB, entre 2009 e 2011, mas não chegou a ser candidato na eleição de 2010. A estreia na política ocorreu em 2002, quando foi eleito deputado federal pelo PSDB, mas não chegou a assumir o cargo parlamentar porque preferiu aceitar convite do ex-presidente Lula e assumir a presidência do Banco Central.

Ouça a coluna Sagres em Off:

A filiação de Meirelles ocorreu na casa do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em São Paulo, e a ficha foi abonada pelo senador Vanderlan Cardoso e pelo deputado federal Francisco Junior, que parlamentares do partido por Goiás.

Ao cargo

O governador Ronaldo Caiado dá posse ao ex-prefeito de Goianésia, Renato de Castro, no cargo de presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego). O evento será realizado às 9h, no Salão Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas. Ele substitui Hugo Cunha Goldfeld.

Ritmo lento

A reforma administrativa, que serviria para atender aliados conhecidos e ampliar a base caiadista para 2022, ainda não se concretizou e o Palácio aponta que, até agora, foram realizadas apenas mudanças pontuais. Ainda para esta semana, está prevista a nomeação de Henderson Rodrigues na Secretaria de Esporte. O nome foi indicado por Armando Vergílio, do Partido Solidariedade, há três semanas.

Amigos em comum

O PSDB perdeu importante voz de oposição ao governo de Ronaldo Caiado no interior do estado. Em visita a Iporá, o governador fechou “aliança de paz e prosperidade” com o prefeito reeleito na cidade, Naçoitan Leite. O tucano abandonou as críticas e ataques a Caiado e afirma que o deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos) e o senador Vanderlan Cardoso (PSD) foram os responsáveis pela conciliação.

Definição

“Eu quero manifestar o meu apoio irrestrito a vossa excelência no Estado de Goiás a partir de hoje”, afirmou Naçoitan. “É uma conjuntura de amigos do Caiado que são meus amigos e eu não posso dar prejuízo para a minha população por causa de uma birrinha entre eu e o Caiado”, declarou.

Festas armadas

Depois de denunciar a compra supostamente superfaturada de cerveja e picanha pelas Forças Armadas, o deputado federal goiano Elias Vaz (PSB) divulgou novos processos identificados no Painel de Preços do Ministério da Economia. Desta vez, o parlamentar verificou a compra de 9.748 quilos de filé de bacalhau e 139.468 quilos de lombo de bacalhau para as Forças Armadas.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.