A edição número #106 do Sagres Internacional tem apresentação de Rubens Salomão e comentários do professor de História e Geopolítica Norberto Salomão. Nesse episódio você confere uma análise sobre o legado deixado pelo neoliberal Carlos Menem. Ainda o discurso de Ngozi Okonjo-Iweala, nigeriana que sucederá o brasileiro Roberto Azevêdo no comando da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Tema do dia
O tema do dia no Sagres Internacional #106 é o ex-presidente da Argentina, Carlos Menem e atual senador da província de La Rioja, que faleceu no dia 14 de fevereiro aos 90 anos. A saber, o neoliberal foi o que comandou por mais tempo o país, de 1989 a 1999 defendendo uma política de privatização, mas também de abertura comercial de importações.
Carlos Menem foi um político com características populistas e de direita. Além disso, foi perseguido durante a ditadura militar. Em 2003, por pouco não chegou à presidência novamente, mas desistiu no 2º turno, o que fez Néstor Kirchner ser eleito. Por fim, morreu devido as complicações causadas por uma infecção urinária.
Abre Aspas
O Abre Aspas da semana dá destaque a nova diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala. Ela ocupará o cargo que era do brasileiro Roberto Azevêdo. Okonjo-Iweala tem 66 anos e será a primeira mulher e primeira africana a ocupar tal função.
“Estou profundamente honrada e recebo humildemente o apoio de todos os membros da OMC. Estar aqui é animador e assustador ao mesmo tempo, em um tempo de tanta incerteza e desafios. Temos os impactos gêmeos da pandemia: o lado da saúde e da econômica, o que é muito desafiador, inclusive para os meios de vida em todo o mundo, porque há uma devastação econômica em todo o mundo”, comentou.
A nova diretora-geral também declarou que amplas e profundas reformas serão necessárias, e que não pode ser apenas negócios.
A nigeriana já foi duas vezes Ministra das Finanças em seu país de origem, e foi escolhida para o cargo na OMC por meio de uma reunião extraordinária virtual.
Outros temas abordados nesta edição:
- Biden pede por defesa da democracia e oposição a regimes autoritários em 1º discurso internacional
- Alemanha anuncia mais US$ 1,8 bilhão para iniciativas internacionais de vacinação; EUA liberam US$ 2 bi
- Ministro da Saúde argentino renuncia após escândalo com desvio de vacinas
Músicas tocadas nesta edição:
Que Vuelva Carlos Menem – Carlos Menem
De Musica Ligera – Soda Stereo
Matador – Los Fabuloso Cadillacs
Sin Documentos – Los Rodríguez
Confira a música mais tocada na Austrália
The Kid LAROI – WITHOUT YOU
Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação em parceria da Iphac com a Unialfa sob supervisão da jornalista Tandara Reis.