Desta vez, o roteiro se inverteu. Se até o momento, fora de casa, o Vila Nova jogava melhor, dominava as ações, mas não conseguiu vencer, nesta sexta-feira o Tigre começou a encontrar a receita para pontuar longe do Serra Dourada. Dominado durante todo o primeiro tempo, o colorado contou com a sorte para não sair atrás no placar e aproveitou os erros do adversário, sobretudo na segunda etapa, para atacar.
O time goiano ainda teve a trave – que o Guarani acertou três vezes – como “aliada”. Com um gol de falta do meia Paulo César, aos 19 da segunda etapa, conquistou ao primeiro trunfo fora de Goiânia na reestreia do técnico Hélio dos Anjos.
Trave 3x0Guarani
Nos primeiros minutos de jogo, o Vila Nova até conseguiu segurar o ímpeto do Guarani, mas o time da casa fez prevalecer o fator campo e não demorou para partir para cima, dominando a partida durante toda a primeira etapa e desperdiçando muitas chances claras de gol.
Aos sete minutos, Aislan cobrou falta de longe, com força. Michel Alves caiu no canto direito para fazer a defesa. Três minutos depois, foi a trave que salvou o Tigre e ela ainda apareceria outras vezes para evitar o gol do Bugre. Ari desceu pela direita e tocou em profundidade para Felipe. Ele cruzou no segundo pau e Fernandão cabeceou no poste direito.
Aos 15 minutos, o atacante Fernandão perdeu mais uma vez o duelo com a trave. Felipe fez jogada individual e lançou o jogador. Sozinho, na pequena área, ele tocou de bico por cima de Michel e viu a bola tocar caprichosamente o travessão antes de sair pela linha de fundo.
Acuado na defesa, o colorado teve sua primeira boa chance aos 17 minutos. Luiz Fernando levantou bola na área, Henrique desviou e o goleiro do Guarani fez bela defesa. Após o lance, o Guarani conseguiu sair em um contra-ataque rápido e quase marcou. Assisinho passou por Michel e tocou para o gol. Adilson salvou em cima da linha, na sequência, foi o goleiro colorado que conseguiu salvar.
Não era para a rede balançar na primeira etapa. Tanto que, aos 31 minutos, depois de cruzamento na área, a bola sobrou para Assisinho, que bateu forte de perna direita e a bola insistiu em mais uma vez tocar a trave, desta vez, a esquerda.
A trave era colorada
Reestreando no comando do Vila Nova, o técnico Hélio dos Anjos tinha muito o que mudar para a segunda etapa. E, embora o colorado não tenha voltado com nenhuma alteração na equipe para a segunda etapa, demonstrou outra postura, passou a tocar a bola e dominar a partida.
Logo com um minuto, Luiz Fernando fez jogada individual pela esquerda e bateu cruzado, mas a bola foi nos braços do goleiro Émerson. Cinco minutos depois, o meia ofereceu perigo novamente. Luiz Fernando recebeu de Roni e bateu de fora da área. Émerson, no centro do gol, pegou com segurança.
Aos 19 minutos, a trave do mesmo gol que salvou o colorado três vezes, resolveu ajudar depois que o atacante Roni sofreu falta na entrada da área. Paulo César cobrou de perna direita com perfeição, no ângulo. A bola ainda tocou no travessão, mas desta vez, ela caiu dentro do gol: 1 a 0.
Após o gol, o time goiano adotou uma postura cautelosa e começou a se defender, permitindo a pressão do time da casa. No entanto, a defesa conseguiu se garantir e o gol foi suficiente para os primeiros três pontos fora de casa.
FICHA TÉCNICA GUARANI 0 X 1 VILA NOVA
Local: Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP)
Data: 28 de junho de 2011, terça-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: José Eduardo Calza e Alexandre Kleiniche (ambos do RS)
Cartões amarelos: Ari e Lucas (Guarani); Luisinho, Jorge Henrique, Ricardinho, Roni e Paulo César (Vila Nova)
Gol: VILA NOVA: Paulo César aos 18 minutos do segundo tempo
GUARANI: Emerson; Aílson, Aislan, Ari e Lusmar; Lucas, Dadá (Rafael), Rodrigo Paulista e Assisinho; Fabinho Souza (Denilson) e Fernandão
Técnico: Vilson Tadei
VILA NOVA: Michel Alves; Luisinho, Éder Lima, Henrique e Gabriel; Jorge Henrique (Lázaro), Adilson, Ricardinho e Roni; Paulo César (Jairo) e Luiz Fernando
Técnico: Edmar Vasconcellos (interino)