Durante reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que discutiu o Sistema Único de Saúde (SUS), o Secretário de Saúde do Governo do Estado, Antônio Faleiros informou que o processo para que Organizações Sociais assumam o controle de unidades de saúde no Estado está sendo formatado. No entanto, ainda não é possível estabelecer um cronograma.

“Já fizemos quatro hospitais com organizações sociais. Temos tido bons resultados no CRER e em outros estados da Federação”, defendeu.

Na avaliação do secretário, é uma “inverdade” dizer que a saúde está sendo privatizada, pois o hospital é apenas uma das instâncias para assegurar o bem estar do indivíduo.

“Não se faz saúde pública em unidade hospitalar. Quem vai para o hospital é porquê não pôde receber uma prevenção e ações básicas. Queremos passar a gerência das nossas unidades para organizações sociais devido a essa excessiva burocracia e imperramento que existe na gerência por parte da Secretaria Estadual da Saúde”, complementou.