O prefeito Paulo Garcia recebe na segunda-feira, dia 1º de agosto, em Brasília, comitiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e acompanha seus membros a uma visita ao Ministério das Cidades pela manhã. À tarde, já em Goiânia, participa da abertura dos trabalhos da missão do BID em Goiânia, no Adress West Side Hotel, na Avenida República do Líbano, no Setor Oeste.
Na abertura, a comissão do BID apresenta o Projeto Piloto – Plataforma Cidades Emergentes e Sustentáveis para autoridades locais e a comunidade goianiense.
Goiânia foi escolhida entre 500 cidades da América Latina e Caribe, com população entre 200 mil e 2 milhões de habitantes, para a implantação da plataforma de cidade sustentável. Durante os quatro dias em que estará na cidade, a missão do BID vai fazer um diagnóstico em três áreas principais: ambiental (água, esgoto, resíduos), urbana (mobilidade, acessibilidade, plano diretor) e gestão (equilíbrio fiscal, planejamento estratégico, participação popular, como mutirões, Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e Conselho Municipal de Políticas Urbanas).
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Fiscalização, Roberto Elias de Lima Fernandes, no dia 2, os técnicos do BID ouvem a Prefeitura de Goiânia, no dia 3, o terceiro setor, como a Federação da Indústria do Estado de Goiás (Fieg), Universidade Federal de Goiás (UFG) e organizações não-governamentais. No dia 4, a comissão faz uma visita técnica na cidade observando parques, obras em andamento e o trânsito. A missão do BID em Goiânia será encerrada no Paço Municipal, durante a tarde.
A plataforma de cidade sustentável será apresentada pela equipe do BID para a comunidade em geral entre os dias 1º e 4 de agosto, das 14 horas às 18 horas, no auditório do Adress West Side Hotel. Programas e ações de sustentabilidade nas áreas ambiental, urbana e de gestão desenvolvidos pelos governos municipal e estadual em Goiânia serão conhecidos durante o evento.
(Fonte: Prefeitura de Goiânia)