Sagres em OFF
Rubens Salomão

Substituto de Dom Washington terá ‘linha dura’ com controle sobre Basílica de Trindade

Dom Washington Cruz deixou o prédio da Arquidiocese de Goiânia, de mudança para Aparecida de Goiânia, depois da aposentadoria compulsória confirmada em maio. O arcebispo alcançou a idade limite, de 75 anos, para ocupar o posto. Carta escrita por Dom Washington ao núncio apostólico da Igreja Católica no Brasil, dom Giovanni d’Aniello, foi encaminhada ao Vaticano e é o Papa Francisco quem toma a decisão sobre a substituição, sem prazo definido, depois de ouvir relatos locais.

A Igreja não trata do assunto publicamente, mas a expectativa, segundo apuração da Coluna Sagres Em Off, é de que o novo líder tenha “linha dura”, principalmente nos setores administrativos e burocráticos da Igreja. A intenção é que a arquidiocese passe a ter mais controle, principalmente sobre a Basílica de Trindade. Avaliação é de que, independentemente dos rumos que os processos tomam na Justiça, os atos e decisões do Padre Robson de Oliveira à frente da Reitoria da Basílica e da Associação Filhos do pai Eterno (Afipe) não podem ser repetidos.

Sinal disso, segundo fonte ouvida pela Coluna, foi a escolha do padre João Paulo Santos, que substituiu o padre Robson, afastado desde o início das investigações do Ministério Público sobre suspeitas de desvio de dinheiro da Afipe. O novo reitor tem perfil mais discreto e focado na gestão. Diferente da característica mais popular e midiática do antecessor. A linha deverá ser seguida pelo Vaticano na escolha do próximo arcebispo e pelos menos três nomes já são especulados internamente.

Critérios

Além do perfil buscado, o Vaticano considera opções regionalizadas. Ou seja: quer um arcebispo que conheça a região. Diante disso, o nome mais citado por enquanto é o de Dom Darci José Nicioli. O atual arcebispo de metropolitano de Diamantina, em Minas Gerais, tem relativa proximidade com o estado de Goiás.

Histórico

Dom Darci foi Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a maior do País, e foi nomeado em 2012, pelo Papa Bento XVI, como bispo-auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, em São Paulo.

Opções

Como opções mais locais, ainda são especulados os nomes de dom Waldemar Passini Dalbello, da diocese de Luziânia, e Adair José Guimarães, da diocese de Formosa.

Novo deputado

Tomou posse ontem na Assembleia Legislativa o suplente de deputado Maycllyn Carreiro, que ocupa vaga deixado por Julio Pina, que realiza tratamento médico.

Na base

Os dois são do PRTB e Maycllyin foi acompanhado na posse pelo presidente do partido em Goiás, Denes Pereira, e do vice-prefeito de Morrinhos, Rafael Gonçalves. O novo deputado mantém posição de aliado ao governo estadual na Casa.

Pela polícia

O deputado estadual Delegado Humberto Teófilo (PSL) apresentou moção de repúdio contra a deputada federal Magda Mofatto (PL). Segundo o parlamentar, o motivo é o vídeo em que a parlamentar critica a polícia por conta da demora em capturar Lázaro Barbosa.

Aproximação

Como antecipado pela Coluna, o secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, inicia agenda de aproximação com o eleitorado goiano, agora de forma presencial, com a intenção de se cacifar como candidato ao Senado em 2022. O ex-ministro participa na sexta-feira (25) de reunião do PSD, com coordenação do presidente da sigla, Vilmar Rocha, e do senador Vanderlan Cardoso.

Isolado

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), por meio de nota técnica emitida pelo Núcleo Especializado de Direitos Humanos e do Núcleo de Defensorias Especializadas de Atendimento Inicial da Capital, recomenda à prefeitura de Goiânia e à Câmara Municipal que garanta a participação popular e de entidades civis como membros obrigatórios dos trabalhos e debates sobre a revisão do Plano Diretor. O documento pede ainda a manutenção da reserva de áreas públicas.

Debate fechado

O parecer técnico da DPE-GO mostra que, apesar de a discussão do projeto envolver interesses da população em geral, não há a presença, na atual Comissão Executiva do Plano Diretor, de representantes de diversos setores e de entidades civis.

Avanço

Candidato de oposição à presidência da OAB/GO, Pedro Paulo de Medeiros recebeu apoio do presidente da Subseção da OAB de Anápolis, Jorge Elias, junto com o ex-presidente regional, Antônio Heli. Anápolis é o segundo maior colégio eleitoral da Ordem em Goiás.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.