O mutirão do Júri 2011 será realizado em Goiânia entre os dias 19 e 30 de setembro. O Coordenador da ação, o Juiz auxiliar da Corregedoria, Carlos Magno Rocha da Silva explica à repórter Nathália Lima que serão julgados 100 processos, e o objetivo é reduzir a taxa de congestionamento de processos de primeiro grau.

O foco será principalmente aos referentes a crime de homicídio, dos quais o réu foi condenado a julgamento pelo Tribunal do Júri.

Segundo ele, o ideal era que se conseguisse levar a julgamento no mais tardar em um ano, no entanto ainda há processos com cinco anos.

“Nós temos condições, se continuarmos fazendo este mutirão, em dois ou três anos zerarmos este número, e fazer com que aquele que comete crime de homicídio seja julgado pelos seus pares em tempo menor que um ano”, analisa.

Para o julgamento dos processos, serão realizadas dez sessões de Júri popular por dia. Em todo Estado de Goiás, ainda existem cerca de seis mil processos prontos para serem submetidos ao Tribunal. Com a finalidade de minimizar este número, outros mutirões no interior, nos próximos meses.

“Luziânia possui cerca de 80 processos a serem submetidos ao Tribunal do Júri, Santo Antônio do Descoberto, Caldas Novas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, que são comarcas que possuem um grande acervo de processos”, descreve.