O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (21) alerta de grande perigo por causa da baixa umidade relativa do ar nesta semana.
O alerta vale para Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, Ceará, Pará, Paraíba e Distrito Federal.
No aviso, o Inmet prevê umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%, porém com baixo risco de incêndios florestais e à saúde. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
Entre as orientações para driblar os baixos índices de umidade estão a ingestão de bastante líquido, evitar o desgaste físico e a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Em Goiás, todas as regiões (Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano) serão afetadas em razão da sequidão, e que mais orientações podem ser obtidas junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros pelos telefones 199 e 193, respectivamente.
Pequena chance de chuva
Nesta semana, em entrevista à Sagres, o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), André Amorim, informou que o órgão monitora a aproximação de uma nova frente fria para o final de julho, e que chuvas em áreas isoladas somente na região do extremo sudoeste goiano não estão descartadas.
Entenda os níveis da baixa umidade relativa do ar (URA)
